Futebol

Evandro vê ''impasse'' entre Nordestão e Estaduais perto do fim

Presidente da FPF pediu à CBF para que mude formato de disputa da Copa do Nordeste

ALEXANDRE ARDITTI
Cadastrado por
ALEXANDRE ARDITTI
Publicado em 03/02/2017 às 12:11
JC Imagem
Presidente da FPF pediu à CBF para que mude formato de disputa da Copa do Nordeste - FOTO: JC Imagem
Leitura:

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, saiu satisfeito da reunião que teve na sede da CBF, na tarde desta quinta-feira (2), no Rio. Segundo ele, a entidade máxima do futebol brasileiro reconheceu que o atual calendário vem trazendo impactos negativos à Copa do Nordeste e aos Estaduais da região por serem disputados concomitantemente. E mais: a CBF estaria disposta a encontrar uma solução para o problema a partir de 2018. Um novo encontro para tratar do assunto está previsto para a semana que vem.

“Fiz uma visita à CBF. Passei quase três horas reunido com eles. Sai contente. Finalmente, acho que caiu a ficha. A impressão é que eles estão agora convencidos de que estou certo, de que não vamos conseguir levantar a Copa do Nordeste e os Estaduais no atual formato, pois elas estão se destruindo sendo realizadas ao mesmo tempo. Um tira o brilho do outro. É canibalismo puro”, afirmou Evandro Carvalho, que no encontro da semana que vem na CBF deve estar acompanhado por uma comitiva de outros presidentes de federações estaduais. “A CBF criou o problema do calendário, agora cabe a ela achar uma forma de consertar. Mas, lógico, com a concordância das federações”, completou.

No início da semana, Evandro Carvalho concedeu entrevista ao Jornal do Commercio dizendo que iria sugerir à CBF para que a Copa do Nordeste voltasse a ser disputada por 16 equipes e em tiro curto – atualmente, são 20 clubes e quatro meses de disputa. A ideia recebeu uma enxurrada de críticas, tanto de torcedores como de dirigentes locais. Na manhã desta sexta-feira, o presidente da FPF voltou a defender a proposta como forma de fazer com que os Estaduais na região ganhem novo fôlego.

“A Copa do Nordeste foi pensada para time grande. Não para ficar fazendo política, atendendo pedido de prefeito daqui e acolá. Da atual forma, inchada, colocaram times ruins para disputar o torneio e para piorar com jogos de ida e volta. Para que? Isso é piada. Fizeram a média de público despencar. E em campos ruins. Reclamam tanto dos estádios dos Estaduais, mas aceitam calados jogar em cada lugar sem a mínima condição”, disparou Evandro.

"A Copa do Nordeste está desvirtuada. A CBF misturou futebol e política e estrangulou os Estaduais. Não temos mais datas. Os Estaduais na região passam por dificuldades, mas estamos num momento de reviravolta. Temos que resolver isso de uma vez por todas. Não podemos mais esperar”, disse o mandatário da FPF, lembrando que os Estaduais no Nordeste geram cerca de 14 mil empregos diretos. “Se os Estaduais acabarem, estaremos contribuindo ainda mais para a crise que afeta o País”, completou, lembrando que o Pernambucano é o único Estadual da região com superávit. 


Últimas notícias