MAIS GENTE

Conmebol terá seis vagas diretas na Copa do Mundo a partir de 2026

Se medida valesse para a Copa de 2014, a Venezuela teria disputado o seu primeiro Mundial

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 09/05/2017 às 15:15
Divulgação
Se medida valesse para a Copa de 2014, a Venezuela teria disputado o seu primeiro Mundial - FOTO: Divulgação
Leitura:

A partir de 2026, a Conmebol (confederação de futebol da América do Sul) terá direito a seis vagas de maneira direta na Copa do Mundo, quando o mundial passará a contar com 48 seleções. A divisão das novas vagas foi definida nesta terça-feira, em reunião do Conselho da Fifa, em Manama, no Bahrein.

Além as vagas diretas, os sul-americanos continuarão tendo direito a uma vaga na repescagem para o Mundial. Hoje, a Conmebol tem quatro vagas diretas e uma para a repescagem.

Caso essa medida estivesse valendo desde a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, Uruguai e Venezuela teriam se garantido de maneira direta no Mundial. Os uruguaios terminaram as eliminatórias sul-americanas em quinto, disputando a repescagem contra a Jordânia, representante da África. Já os venezuelanos iriam para a sua primeira Copa, já que terminaram em sexto.

O Peru, que não disputa o Mundial desde 1982, iria tentar a sorte na repescagem.

Mesmo com o aumento das vagas, a Europa vai continuar sendo o continente com o maior número de participantes na Copa do Mundo. Atualmente com 13 representantes, a Uefa passará a ter 16 a partir de 2026.

Já a Oceania terá, enfim, um representante classificado de maneira direta para a competição. Hoje, a seleção mais bem ranqueada nas eliminatórias oceânicas disputa uma repescagem com outra seleção para poder garantir uma vaga.

Já a África e a Ásia ganharam quatro vagas cada uma. A Confederação Africana de Futebol (CAF) sairá de cinco vagas diretas para nove diretas e uma na repescagem. Enquanto que a Confederação Asiática de Futebol (AFC) saíra de quatro diretas para oito diretas mais uma na repescagem.

Com três vagas direitas e mais uma na re-classificação, a Concacaf (Américas Central e Norte) terá direito a mais três na Copa do Mundo.

COPA EM TRÊS PAÍSES

A Copa do Mundo de 2026 deverá ser disputada em três países, com uma candidatura tripla dos Estados Unidos, Canadá e México. As nações foram as únicas a se candidatarem como sede.

Últimas notícias