HOMEM DO APITO

'Um jogo atípico', diz árbitro sobre final entre Salgueiro e Sport

Wilton Pereira Sampaio é goiano e irá apitar a decisão no Sertão

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 27/06/2017 às 18:31
Reprodução
Wilton Pereira Sampaio é goiano e irá apitar a decisão no Sertão - FOTO: Reprodução
Leitura:

Pernambuco irá, enfim, conhecer o grande campeão do Campeonato Pernambucano de 2017. Depois de cinco meses de disputa, Salgueiro e Sport decidem nesta quarta-feira (28/06) quem fica com a taça. Uma partida que agita os nervos de jogadores, torcedores e árbitros. Nesse último caso, os nervos agitados serão os de Wilton Pereira Sampaio, goiano que comandará a partida entre Carcará e Leão. Desde 2003 atuando como árbitro de futebol, Wilton revela algumas diferenças entre uma final e o jogo normal.

"Final é sempre um jogo atípico, então a gente tem que estar preparado para os momentos cruciais da partida para não sermos pegos de surpresa. É um jogo um pouco mais corrido, mais pegado. Temos que saber medir essa temperatura do jogo", disse. 

Final tende a ter umas disputas um pouco mais pegadas dentro campo. Quanto a isso, Wilton se mostrou tranquilo e disse que a própria partida dirá se a sua atuação deverá ser mais rigorosa ou não.

"O árbitro tem que saber fazer a leitura do jogo. Então vai ser dentro do jogo que ele vai saber a hora que terá que conversar ou aplicar cartão. Tem momento que a boa conversa resolve. O árbitro tem que transpor os seus limites e saber o momento certo de conduzir a partida, se com mais energia ou menos. Tem momentos que dá pra conversar e as vezes não dá", explicou.

ÁRBITRO DE VÍDEO

Assim como na ida, o duelo no Cornélio de Barros contará com o árbitro de vídeo auxiliando, em momentos específicos, o homem do apito que estará dentro de campo. Uma novidade que, para Wilton Pereira, só tem a agregar ao evento esportivo. 

"É uma experiência nova. Em todo o lugar que eu vou tenho dito que é uma tecnologia que vai nos ajudar muito. O árbitro de vídeo está ali para cooperar. O futebol não vai perder a graça. O arbitro de vídeo só vai interferir nos momentos cruciais do jogo", concluiu.

Últimas notícias