Trio de Ferro

Três meses infernais para Sport, Santa Cruz e Náutico

Entre agosto e outubro, Trio de Ferro só venceu oito dos 41 jogos que fez no Brasileiro

Diego Toscano
Cadastrado por
Diego Toscano
Publicado em 24/10/2017 às 6:50
Diego Nigro e Guga Matos/JC Imagem
Entre agosto e outubro, Trio de Ferro só venceu oito dos 41 jogos que fez no Brasileiro - FOTO: Diego Nigro e Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Os últimos três meses foram de poucas alegrias para o Sport, Santa Cruz e Náutico. Em agosto, setembro e outubro, alvirrubros, tricolores e rubro-negros fizeram 41 jogos no Campeonato Brasileiro. No período, em média, apenas um triunfo a cada 10 dias. Na Série A, o Sport venceu só um dos seus 13 duelos, mesmo número do Santa Cruz, na Segundona e com 14 partidas. Também pela Série B, o Náutico até conseguiu uma reação, vencendo seis dos 14 confrontos, mas é o que está mais próximo de cair para a Terceira Divisão, devido ao péssimo primeiro turno.

SPORT

Após um começo de Série A muito bom, com direito até a algumas rodadas dentro do G-6, o Leão despencou na tabela. No começo de agosto, ocupava a sexta colocação. Hoje, após a derrota para o Atlético-PR, é o 15º colocado, a dois pontos do Vitória, que abre a zona de rebaixamento.

Nos 13 jogos que fez no período, o rubro-negro só conquistou um triunfo, contra o Vitória, no Barradão. Foram cinco empates (Fluminense, Ponte Preta, Vasco, Atlético-MG e Santos, todos na Ilha do Retiro) e sete derrotas (Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, São Paulo e Atlético-PR, fora de casa, além do Avaí, na Ilha). No total, apenas 20,5% de aproveitamento, bem menor até que o lanterna Atlético-GO (28,9%).

“É fato que o Sport estava pecando antes mesmo desta queda na tabela do Brasileirão. O rendimento caiu, e nem lesões ou desfalques justificam, porque a base dos titulares de Luxemburgo se manteve, a exceção de Everton Felipe (machucado). É como se a equipe entrasse em uma inércia e não houvesse força que o fizesse voltar a se mover”, explicou Karoline Albuquerque, repórter do Blog do Torcedor, do NE10.

SANTA CRUZ

Na Série B, outro que despencou na tabela foi o Santa Cruz. Se no início da competição a equipe chegou a habitar o G-4, hoje a realidade é bem diferente. Na 18ª posição, a Cobra Coral está a cinco pontos do Figueirense, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Nos 14 jogos que fez entre agosto e outubro, assim como o Leão, apenas uma vitória, contra o Goiás, no Arruda. No mais, cinco empates (ABC, Londrina e Brasil de Pelotas, longe do Recife, e Ceará e Oeste, no Arruda) e oito derrotas (Paysandu, Criciúma, CRB e América-MG, como mandante, Internacional, Juventude, Guarani e Figueirense, longe do Recife). A fase é tão ruim que os 19% de aproveitamento no período colocariam o Santa em situação pior que o lanterna ABC (26,9%).

NÁUTICO

Mesmo em situação mais delicada, o Náutico tem os melhores números nos últimos três meses. Em 13 jogos, venceu seis (em casa contra Luverdense, Figueirense, Brasil de Pelotas, Boa Esporte e Guarani, fora de casa ante o Vila Nova), um empate (CRB, em Maceió) e sete derrotas (América-MG, Ceará, Oeste, Paraná e Goiás, longe do Recife. Internacional e ABC, em Caruaru). Se tivesse mantido os 45% de aproveitamento do período em toda a competição, seria hoje o 10º colocado.

“No caso de Santa Cruz e Náutico, os problemas são mais fáceis de diagnosticar. Os dois têm ou tiveram problemas financeiros, com muitas trocas de técnicos, mudanças radicais no elenco e contratações que não vingaram. É bem fácil enumerar situações ruins, mas é fato que o financeiro puxa o resto”, afirmou Fábio Mendes, repórter do Replay, da TV Jornal.

Últimas notícias