copa do mundo

Rússia dá salvo conduto para membros da Fifa e recebe cartolas com luxo

Sorteio das chaves da Copa do Mundo da Fifa será realizado na próxima sexta-feira e a Rússia pretende usar a ocasião para mostrar ao mundo que país e entidade estão em harmonia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/11/2017 às 10:50
Divulgação/Fifa
Sorteio das chaves da Copa do Mundo da Fifa será realizado na próxima sexta-feira e a Rússia pretende usar a ocasião para mostrar ao mundo que país e entidade estão em harmonia - FOTO: Divulgação/Fifa
Leitura:

Enquanto um tribunal em Nova York se transforma em palco de um julgamento da estrutura do futebol internacional, Moscou vive um clima radicalmente diferente ao receber a cúpula da cartolagem mundial. Num esforço para demonstrar sua proximidade com a Fifa, o Kremlin deu garantias aos dirigentes que, no país de Vladimir Putin, não seriam jamais incomodados e muito menos extraditados aos Estados Unidos.

O tratamento que o governo russo planeja dar aos dirigentes da Fifa nos próximos dias é equivalente ao de chefes de estado. Para o evento mais importante, o sorteio a ser realizado nesta sexta-feira, seis mil convidados da elite econômica e política da Rússia estarão presentes. Já os cartolas, com uma moral duramente afetada nos últimos dois anos, voltarão a ser colocados no centro das atenções. Percorrerão a cidade em carros de luxo, motoristas e um amplo aparato de segurança.

VISTA GROSSA

A retribuição é clara: apesar de o Comitê Olímpico Internacional (COI) apontar que o presidente do Comitê Organizador da Copa, Vitaly Mutko, foi quem organizou o doping de estado entre os atletas russos, a Fifa se recusa a investigá-lo. Mutko, entre os vários cargos que teve, também foi membro do Conselho da Fifa.

Rússia e Fifa compartilham um objetivo comum: a Copa de 2018 é o instrumento que encontraram para tentar mostrar ao mundo que voltaram a ser respeitados, superaram crises e que devem ser vistos como potências.

PIOR 

A relação privilegiada da corte russa com a aristocracia da Fifa vem já de 2010, quando Moscou surpreendeu o mundo e conquistou o direito de sediar o Mundial. O Kremlin havia sido a pior candidatura, segundo a avaliação técnica da entidade. Mas, no momento do voto, superou os ingleses, espanhóis e holandeses e levou o Mundial de 2018.

Últimas notícias