COPA DO NORDESTE

FPF e clubes divergem em discurso sobre futuro na Copa do Nordeste

Presidente da FPF acredita que Náutico e Santa Cruz irão deixar o regional ano que vem. Tricolor nega, enquanto alvirrubros não se pronunciaram

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 12/01/2018 às 16:34
JC Imagem
Presidente da FPF acredita que Náutico e Santa Cruz irão deixar o regional ano que vem. Tricolor nega, enquanto alvirrubros não se pronunciaram - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Em entrevista ao Jornal do Commercio nesta sexta-feira, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, disse acreditar nas saídas de Náutico e Santa Cruz da Copa do Nordeste do ano que vem, assim como já fez o Sport em 2017. Para o mandatário, o calendário apertado, atrelado a uma possível queda técnica do Nordestão, corroboram com a decisão. Mas, questionado pela reportagem do JC, o Santa Cruz negou qualquer possibilidade, enquanto que o Timbu preferiu não se pronunciar, devido o jogo decisivo contra o Itabaiana neste sábado pelo regional.

"Acho que Náutico e Santa Cruz saem esse ano (do Nordestão). A Copa do Nordeste está inviável. Não está sendo lucrativa, é inchada e tem muitos jogos. Essa saída deve ser um movimento natural dos outros clubes também", afirmou Evandro. Ele acredita que isso não acontecerá apenas se o regulamento for modificado, com, por exemplo, "oito ou 12 clubes" na disputa em 2019.

Procurado pela reportagem do JC, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, negou que haja qualquer conversa nesse sentido. Afirmou, inclusive, que a Copa do Nordeste é mais rentável financeiramente do que o Campeonato Pernambucano para o Tricolor do Arruda.

"Desconheço isso. Se ele (Evandro Carvalho) chegar com uma proposta melhor para o Santa Cruz é uma coisa, mas com o atual cenário hoje é difícil. Não chegamos a falar que estaremos fora no ano que vem", afirmou o presidente coral. "Não estou falando mal do Pernambucano", frisou.

Já o Náutico, por estar em uma semana decisiva justamente na fase preliminar da Copa do Nordeste, preferiu não se posicionar. O vice-presente alvirrubro Diógenes Braga garantiu o foco total no jogo contra o Itabaiana, neste sábado. Contudo, em entrevistas recentes, o técnico da equipe, Roberto Fernandes, ressaltou a importância do Nordestão para o alvirrubro.

OUTRA DIVERGÊNCIA

A possível saída da Copa do Nordeste não foi o único ponto de oposição entre os discursos. Enquanto Tininho acredita na rentabilidade financeira do Nordestão, Evandro Carvalho garante que o Campeonato Pernambucano é melhor financeiramente para os clubes do que o regional.

"Eu não posso falar em valores, mas, só de luvas, os clubes recebem R$ 1 milhão no Pernambucano. Temos o sexto maior contrato de transmissão do Brasil. Então o Estadual é mais rentável sim", completou o mandatário, negando que haja uma simples cota de R$ 950 mil para Náutico, Santa Cruz e Sport no Estadual.

Últimas notícias