Regional

Copa do Nordeste mira crescimento ano a ano

Grupos da competição foram sorteados nesta quinta-feira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/10/2018 às 8:03
Lucas Figueiredo/CBF
Grupos da competição foram sorteados nesta quinta-feira - FOTO: Lucas Figueiredo/CBF
Leitura:

Presente no sorteio dos grupos da Copa do Nordeste do ano que vem, promovido ontem em Maceió, Alagoas, o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, valorizou bastante a competição regional. Segundo ele, o Nordestão cresce ano a ano, em todos os aspectos. A meta agora é manter esse crescimento em todas as temporadas.

“Vamos para o sétimo ano da competição. Acho isso muito importante. Temos a chancela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Essa é a grande competição do Nordeste e veio para ficar. Cada ano é um aprendizado e vamos procurar melhorar a cada ano”, disse Portela em entrevista para a CBF TV.

LEIA MAIS:
> Após sorteio, grupos para a Copa do Nordeste 2019 são definidos

O dirigente ainda valorizou a mudança no formato da competição, destacando a quantidade de clássicos na primeira fase, como Santa Cruz x Náutico. “Esse ano mudamos a classificação com o ranking e dois grupos de oito, com uma equipe de cada estado. Vamos ter clássicos locais e regionais, o que é muito importante para a competição”, afirmou.

Sobre a premiação para os clubes, Alexi Portela enfatizou que a ideia é manter também o crescimento das cotas, assim como foi nesta temporada. “Cada ano a gente procura pagar mais aos clubes porque esse é o intuito. Que os times se fortaleçam no primeiro semestre para entrar no primeiro semestre com maior caixa em nível nacional”, declarou.

Desde que voltou em 2013, a Copa do Nordeste não teve um time bicampeão. O Bahia, contudo, chegou à decisão em três oportunidades, vencendo uma, em 2015. Fora o Tricolor de Aço, Sampaio Corrêa (atual campeão), Campinense, Sport, Santa Cruz e Ceará levantaram a taça regional.

“Eu fico muito emocionado com as finais. Lembro da final da Fonte Nova em 2017, quando a torcida fez grande festa. Os jogos movimentam as cidades. Em Campina Grande (em 2013), se viam os carros e bandeiras na ruas. O Nordeste tem rivalidade entre os estados. Isso que cria a competição e faz com que ela cresça ano a ano”, disse o dirigente.

Últimas notícias