Interior

Central e Salgueiro iniciam preparação para a temporada 2019

Times do interior começaram a se movimentar nos bastidores com o objetivo de formar times competitivos para o próximo ano

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 04/11/2018 às 9:07
Acervo JC Imagem
Times do interior começaram a se movimentar nos bastidores com o objetivo de formar times competitivos para o próximo ano - FOTO: Acervo JC Imagem
Leitura:

Sport, Santa Cruz e Náutico dominam o futebol local. São 41 títulos do Leão, 29 da Cobra Coral e 22 do Timbu. Além deles, só os também recifenses América (seis taças) e os extintos Torre (três), Tramways (duas) e Flamengo (uma) conquistaram o Pernambucano. Para, enfim, levar o troféu para fora da capital, os interioranos já começam a se movimentar para o certame de 2019. Salgueiro e Central, que chegaram perto de quebrar o tabu quando foram finalistas em 2015 e 2017 (Carcará) e 2018 (Patativa), largam como os favoritos a terem o melhor desempenho no ano que vem.

Atual vice-campeão pernambucano, o Central deu o pontapé inicial na preparação para a próxima temporada, na qual a Patativa vai comemorar o centenário do clube e, de quebra, voltará a disputar a Copa do Brasil depois de dez anos. Após o sucesso com Mauro Fernandes, o Central vai apostar novamente em um treinador experiente. Em 2019, Estevam Soares (ex-jogador do Sport e que já treinou, entre outros times, Palmeiras, Botafogo e Náutico), vai ter a missão de repetir o bom desempenho do time caruaruense no Estadual.

De acordo com o presidente alvinegro, Clóvis Lucena, a diretoria do Central tem se reunido dois dias na semana para discutir o planejamento do clube para a nova temporada. Segundo ele, o elenco deve iniciar os treinamentos no dia 15 de dezembro. Como de costume, a pré-temporada vai acontecer no estádio Lacerdão, que está recebendo ajustes no gramado e pinturas nas arquibancadas.

“A gente está se preparando para o centenário do Central, queremos fazer uma coisa diferente. Temos um grande trabalho pela frente e estamos nos preparando para isso, para fazer um campeonato à altura do Central”, comentou Clóvis Lucena.

Na semana passada, a diretoria centralina anunciou as primeiras contratações para 2019: o atacante Anderson Lessa e o zagueiro Diego Bispo, ambos de 29 anos e que vestiram a camisa do Náutico. Desde 2008 sem disputar a Copa do Brasil, a diretoria da Patativa enxerga na competição um alternativa para arrecadar recursos financeiros. Além da Copa do Brasil e do Campeonato Pernambucano, o Central vai disputar em 2019 a Série D do Brasileiro. O objetivo principal do clube é montar um elenco competitivo para disputar todos os campeonatos.

“A participação na Copa do Brasil vai ser muito importante para o Central por causa da questão financeira, para arrecadar recursos, então a gente está se preparando para montar um time competitivo não só para o Estadual, mas para todos os campeonatos que vamos disputar no ano”, destacou o presidente alvinegro.

SALGUEIRO

Já o Salgueiro, depois dos últimos cinco anos jogando a Série C, vai voltar a disputar a Quarta Divisão em 2019. Sem conseguir se classificar para a Copa do Brasil do ano que vem, o Carcará tem na Copa do Nordeste o alento financeiro para a próxima temporada. De acordo com o diretor de futebol do clube, Carlos José, a diretoria está realizando o planejamento com cautela.

“Pretendemos fazer uma folha enxuta para que possamos pagar os jogadores. Vamos disputar boas competições em 2019 e estamos fazendo o planejamento em cima daquilo que o Salgueiro vai arrecadar em termos de patrocínio da prefeitura e da cota da Copa do Nordeste, então estamos nos baseando nisso para não fazer loucura para que possamos fazer um ano bom”, ressaltou Carlos José.

Com o final da temporada, o Salgueiro perdeu jogadores importantes do elenco, como o zagueiro Maurício e o meia-atacante Dadá Belmonte. Além deles, o lateral direito Marcos Tamandaré, de 37 anos, se aposentou dos gramados depois de oito temporadas vestindo a camisa do Salgueiro. Segundo o diretor do Carcará, a diretoria já está atuando no mercado.

“Como o Salgueiro volta aos treinamentos em dezembro, a gente já está começando a fechar as primeiras contratações. A gente está no mercado em busca de alguns jogadores para fazer um time competitivo em 2019”, afirmou o diretor de futebol do Carcará.

Últimas notícias