FORA

Por escalação irregular, Náutico é eliminado da Copa do Brasil Sub-20

Volante atuou maneira irregular na primeira fase

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 24/04/2017 às 16:35
Léo Lemos/Náutico
Volante atuou maneira irregular na primeira fase - FOTO: Léo Lemos/Náutico
Leitura:

Durou pouco a participação do Náutico na Copa do Brasil Sub-20. Disputando a segunda fase da competição, contra a Chapecoense, o Timbu foi eliminado do torneio nesta segunda-feira (24/04) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da escalação irregular do volante Samuel, no segundo jogo da primeira fase contra o Corinthians, vencido pelos alvirrubros por 2x0. A informação foi dada em primeira mão pelo repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal. O clube já foi notificado e informou que vai recorrer. 

Samuel jogou no ano passado pelo Guaratinguetá e foi expulso na penúltima rodada da Série C do Brasileirão, contra a Portuguesa, no dia 11 de setembro. Ficou de fora do último jogo, mas, em julgamento feito posteriormente, foi punido por duas partidas. Mesmo regularizado no dia do primeiro duelo contra o Corinthians (05/04), o volante não entrou em campo, dando a entender que cumpriu a suspensão. Porém, segundo o regulamento geral de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um jogador só tem condições de jogo após 24 horas da sua regularização.

Segundo Bernardo Wanderley, vice-presidente jurídico do Náutico, o clube vai utilizar o argumento de que Samuel foi punido em uma competição profissional e agora disputa um torneio amador, o que lhe impediria de cumprir a pena. "Vamos entrar com um efeito suspensivo no pleno do STJD. Vamos entrar logo amanhã (terça), porque o segundo jogo com a Chapecoense é na quarta-feira. Iremos levar a tese de que ele foi punido em uma competição profissional e não amadora", afirmou.

Para Breno Caldas, responsável pelas categorias de base do Timbu, a falha na escalação do volante se deu por conta do erro de um funcionário do clube, responsável exclusivamente pela parte dos contratos dos atletas profissionais e das categorias de base.

"Foi um erro de um funcionário do clube. A única função dele é essa, olhar o registro dos atletas e ele infelizmente cometeu o erro. De toda forma, a gente vai entrar com o efeito suspensivo. Por ora, a viagem para Chapecó está marcada para a amanhã. Vamos viajar. O diretor de competições da CBF ficou de entrar em contato com a gente, para informar se haverá alguma modificação quanto a isso ou não", analisou. A segunda partida contra os catarinenses acontece na próxima quarta-feira (26/04), em Santa Catarina. 

CHAPE DEVE AVANÇAR

No jogo de volta contra o Corinthians, disputado em São Paulo, Samuel foi titular. Vestiu a camisa cinco do alvirrubro, que venceu os paulistas por 2x0 e passou de fase. Já na primeira partida da segunda fase, contra a Chape, o jogador sequer foi para o banco de reservas. Por já ter acontecido o jogo de ida da segunda fase, o natural seja que os catarinenses passem para a terceira fase, mas nada foi decidido ainda. 

Últimas notícias