Cedendo a "casa" para o adversário, o Náutico não foi capaz de converter todas as oportunidades criadas em gol e acabou ficando apenas no empate, por 1x1, com o Vitória neste domingo (28), na Arena de Pernambuco. Os tentos da partida, válida pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano, foram assinalados por Thomas Anderson, pelo Tricolor das Tabocas, e Wallace Pernambucano, do lado alvirrubro. Com o resultado, o Náutico segue na liderança do Estadual, com sete pontos. O vice-líder é o Central, que também empatou com o Flamengo de Arcoverde, com seis.
Na próxima rodada, o Náutico visita o Pesqueira, às 20h do próximo sábado (3), no estádio Joaquim de Britto. Já o Vitória, recebe o América, novamente na Arena de Pernambuco.
O Timbu começou a partida com poucas mudanças em relação à equipe que venceu o Sport por 3x0, na quarta-feira da semana passada. As únicas alterações empreendidas por Roberto Fernandes foram as entradas de Hygor e Clebinho nas vagas de Negretti e Medina, respectivamente. Os atletas estão vetados pelo departamento médico, segundo o Clube de Conselheiro Rosa e Silva.
????????Náutico escalado para enfrentar o Vitória????????
— Náutico (@nauticope) January 28, 2018
????????#AquiéNáutico pic.twitter.com/Y96cvKW9QZ
O JOGO
O Náutico começou tentando encontrar os espaços na marcação do Vitória, mas não conseguiu fazer jogadas de penetração na grande área. Como resultado, os jogadores passaram a apostar nos chutes de longa distância, sempre partindo do lado esquerdo. A apenas um minuto da partida, Clebinho encheu o pé, mas a bola subiu demais. Depois, aos oito, foi a vez de Gabriel Araújo arriscar de longe. O lance não rendeu mais que um belo susto no goleiro Dida. Três minutos depois, o Náutico perdeu a primeira grande oportunidade de sair na frente. Gabriel Araújo cruzou rasteiro, e a bola passou por toda a área, mas ninguém apareceu para complementar.
Apesar de não ter tanta posse de bola no início do confronto, foi o Vitória quem abriu a placar. Everson foi lançado na área e acabou ganhando na briga com Breno Calixto e Camutanga. Ele rolou para Thomas Anderson que, aos 18, chutou colocado de pé esquerdo. Foi o terceiro gol do camisa 10 do Tricolor das Tabocas no Pernambucano.
Depois do gol, o técnico Roberto Fernandes resolveu mexer na equipe. Ele tirou Kevyn da lateral esquerda, puxou Gabriel Araújo, que estava atuando pela ponta esquerda, para a função e colocou Tharcysio. Também substituiu Willian Gaúcho por Júnior Timbó. Após as alterações, o Náutico continuou tentando encontrar o caminho do gol, sem qualquer efetividade. Para se ter uma ideia, os alvirrubros tinham chutado seis vezes em gol, contra duas do Vitória até os 35.
No segundo tempo, o Náutico voltou a ter mais posse de bola, mas sem conseguir criar boas oportunidades. Os jogadores insistiam nos lançamentos dentro da área, mas, no momento de construir as jogadas, erravam muitos passes. A primeira boa oportunidade do Timbu na etapa final veio aos 15 minutos. Tharcysio chutou de fora da área, a bola desviou em Fabinho Vitória e quase enganou Dida, que ainda conseguiu colocar para escanteio.
As tentativas do Náutico foram recompensadas aos 19. Após cobrança de escanteio, Breno Calixto cabeceou para o chão. Na sobra, Camutanga tentou dominar e foi tocado por trás, na área, por David. O árbitro assinala o pênalti. Wallace Pernambucano se apresenta para a cobrança e converte, deixando tudo igual na Arena de Pernambuco. Aos 27, Jefferson ainda evita que o Vitória volte à frente após defender chute forte de Felipe Almeida.
No final da partida, o cansaço físico do Timbu ficou evidente. Os jogadores se arrastavam em campo, fato que fez o Vitória crescer nos minutos finais. O Timbu, porém, conseguiu segurar o empate.
FICHA DO JOGO
Náutico: Jefferson; Thiago Ennes, Brenon Calixto, Camutanga e Kevyn (Tharcysio); Hygor (Luiz Henrique), Willian Gaúcho (Júnior Timbó), Josa e Clebinho e Gabriel Araújo, Wallace Pernambucano.
Vitória: Dida; Felipe Almeida, Fabinho Vitória, David e Jonas; Wires, Juninho, Oliveira e Geovane (Dodô), Éverson (Pedro Ivo) e Thomas Anderson (Lucas Vaz).
Estádio: Arena de Pernambuco; Público: 1.592 ; Renda: 32.850 ;Árbitro: Sebastião Rufino Filho (PE), Assistentes: Cleberson Leite e Ricardo Chianca (ambos de PE); Gols: Thomas Anderson - 18'1ºT e Wallace Pernambucano - 19'2ºT: Cartões Anarelos: Jonas e Dida (Vitória), Josa (Náutico)