Série C

Números complicam luta do Náutico na Série C

Em 21 ocasiões, apenas um time com 4 ou menos pontos conseguiu passar de fase na Série C

Diego Toscano
Cadastrado por
Diego Toscano
Publicado em 22/05/2018 às 9:03
Diego Nigro/JC Imagem
Em 21 ocasiões, apenas um time com 4 ou menos pontos conseguiu passar de fase na Série C - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Se depender dos números, o Náutico precisará de um milagre para atingir o seu principal objetivo no ano: subir para a Série B. Apenas uma equipe saiu da zona de rebaixamento para o mata-mata da Série C com uma campanha tão ruim quanto a do Timbu, com apenas quatro pontos em seis rodadas. Em levantamento feito pelo JC, em 21 ocasiões desde 2012, quando a divisão aderiu ao formato de dois grupos com 10 times cada, somente o Duque de Caxias conseguiu tal feito, em 2012. Outros 13 times foram rebaixados e cinco (dois deles duas vezes) conseguiram escapar da queda.

O número de clubes considera os dois grupos da Série C. O ano de 2013 não foi utilizado para o Grupo A porque a chave teve 11 participantes, com a inclusão tardia do Rio Branco-AC, após batalhas judiciais. No mesmo grupo, em 2017, nenhuma equipe teve quatro pontos ou menos após seis rodadas.

Fazendo a média histórica desde a adoção do novo formato, há seis temporadas, mais problemas numéricos para o Náutico. Hoje com quatro pontos e na lanterna do Grupo A, o Timbu precisará somar mais 20 pontos para avançar para as quartas de final. Nas 12 rodadas que faltam, sete vitórias e dois empates classificam o Timbu. Usando como parâmetro o aproveitamento de 50% da Juazeirense, que abre o G-4 da chave, o número mágico permanece sendo 27 pontos.

Pensando na luta contra o rebaixamento, a média é de 21 pontos, o que corresponde a mais cinco vitórias e dois empates nas 12 rodadas restantes. Ao todo, cinco times conseguiram escapar da degola na mesma situação que o Náutico na Série C: Cuiabá (em 2012 e em 2015), Duque de Caxias (2012 e 2013), Águia de Marabá (2014), Guaratinguetá (2015) e Macaé (2016).

Para chegar ao número do acesso, o Náutico terá que ter uma campanha parecida com a do atual vice-líder do Grupo A. Com quatro vitórias e duas derrotas, o Atlético-AC tem 66% de aproveitamento - o Timbu precisa ter 63% a partir de agora para chegar aos 27 pontos. Já na luta contra a queda, a porcentagem cai. Com 58%, três pontos percentuais a mais que o Botafogo-PB, atual terceiro colocado, o Alvirrubro escapa.

O caso do Duque de Caxias merece registro. Após seis rodadas do Grupo B da Série C de 2012, a equipe carioca havia somado apenas três pontos, com uma vitória e cinco derrotas. Em agosto, com a chegada do técnico Vinícius Eutrópio, ex-Santa Cruz, o time encaixou oito vitórias e dois empates nos 12 jogos que restavam e conseguiu a classificação para as quartas de final, quando foi eliminado pelo Icasa-CE.

“Todos nós estamos incomodados com a situação. Primeiramente, o pensamento é sair dessa zona de perigo e deixar da lanterna. O campeonato é curto. Com duas vitórias seguidas, saímos do rebaixamento”, afirmou o zagueiro Camutanga. “Depois vamos pensar no G-4. Se a gente for olhar a tabela, o quarto colocado (Juazeirense) tem nove pontos. Temos mais dois jogos em casa (Globo-RN e Remo) no turno e temos obrigação de ganhar”, acrescentou.

ANO A ANO

2012
Grupo A
Após seis rodadas: Cuiabá e Guarany de Sobral (quatro pontos)
Resultado: Cuiabá escapou (8º com 20 pontos) e Guarany caiu (10º com 14)
Grupo B
Após seis rodadas: Tupi e Duque de Caxias (três pontos)
Resultado: Tupi caiu (10º com 14) e Duque classificou (2º com 29 pontos), mas não subiu (ficou nas quartas pro Icasa-CE)

2013
Grupo A
Ano não foi contabilizado porque a chave teve 11 participantes devido a um problema judicial em que Rio Branco-AC e Treze-PB foram incluídos
Grupo B
Após seis rodadas: CRAC-GO e Duque de Caxias (um e quatro pontos, respectivamente)
Resultado: CRAC caiu (9º com 17) e Duque escapou (7º com 19)

2014
Grupo A
Após seis rodadas: Águia (quatro pontos após seis rodadas)
Resultado: escapou (8º com 20 pontos)
Grupo B
Após seis rodadas: Duque de Caxias e São Caetano (um e três pontos, respectivamente)
Resultado: os dois caíram. Duque foi o 10º com 7 pontos e São Caetano ocupou a nona colocação, com 21

2015
Grupo A
Após seis rodadas: Águia de Marabá, Cuiabá e Icasa-CE (os dois primeiros com quatro, o segundo com nenhum ponto)
Resultado: Icasa-CE e Águia de Marabá caíram (10º com 7 e 9º com 15, respectivamente), enquanto o Cuiabá escapou (7º com 19)
Grupo B
Após seis rodadas: Guaratinguetá, Caxias-RS e Madureira-RJ (os dois primeiros com três e o último com quatro pontos)
Resultado: Caxias e Madureira caíram (10º com 8 e 9º com 13, respectivamente), enquanto o Guaratinguetá escapou (8º com 16)

2016
Grupo A
Após seis rodadas: River (2 pontos)
Resultado: caiu (10º com 13)
Grupo B
Após seis rodadas: Guaratinguetá e Macaé (1 e 3 pontos, respectivamente)
Resultado: Guará caiu (10º com 4) e Macaé escapou (8º com 16)

2017
Grupo A
Nenhum time chegou na sexta rodada com quatro pontos ou menos
Grupo B
Após seis rodadas: Mogi Mirim e Macaé (ambos com quatro pontos)
Resultado: os dois caíram (10º com 13 pro Mogi e 9º com 19 pro Macaé)

Últimas notícias