natação

Trajetória de Joanna Maranhão vira filme

Documentário sobre a nadadora pernambucana foi selecionado pelo concurso Memória do Esporte Olímpico

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/04/2015 às 21:08
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Documentário sobre a nadadora pernambucana foi selecionado pelo concurso Memória do Esporte Olímpico - FOTO: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

Referência da natação feminina brasileira, Joanna Maranhão vai ter sua trajetória transformada em filme. O projeto foi um dos oito selecionados pelo concurso Memória do Esporte Olímpico, que reúne histórias de atletas e técnicos que já representaram o Brasil em Olimpíadas. O documentário com a pernambucana receberá o título “O Nado de Joanna” e contará com roteiro e direção do jornalista pernambucano Lucas Fitipaldi.

Nos Jogos de Atenas, em 2004, Joanna tinha apenas 17 anos e fazia sua estreia no maior evento esportivo do Planeta. A falta de experiência, porém, não intimidou a nadadora. Além de garantir uma vaga na final dos 400m medley, ela faturou o 5º lugar da prova. Até hoje, o resultado é a melhor conquista da natação feminina em uma Olimpíada. 

De lá para cá, Joanna evoluiu e ratificou sua posição entre as melhores nadadoras do País. Colocou no currículo medalhas em Jogos Pan-Americanos e mais duas participações em Jogos Olímpicos (Pequim-2008 e Londres-2012). 

No ano passado, Joanna anunciou sua aposentadoria, mas só conseguiu ficar sete meses longe das competições oficiais. Hoje, de volta à rotina de alto rendimento, ela já participa de treinamentos junto com a seleção brasileira de natação e está se preparando para os Jogos Pan-Americanos, Campeonato Mundial e, posteriormente, para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.


Últimas notícias