Mundial

Brasil se garante em sete finais do Mundial Paralímpico de Natação

Competição acontece na Escócia e é classificatória para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 13/07/2015 às 10:06
Divulgação
Competição acontece na Escócia e é classificatória para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016 - FOTO: Divulgação
Leitura:

O Brasil disputará sete finais no primeiro dia do Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, Escócia. A competição se estende até o dia 19 e é classificatória para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Dos oito atletas que nadaram nesta segunda-feira (13), no Tollcross International Swimming Centre, apenas Ítalo Gomes, classe S7, não se classificou às finais.

O primeiro dia já pode render uma dobradinha para o Brasil na classe S10. Os nadadores Phelipe Rodrigues e Andre Brasil se classificaram, respectivamente, com o primeiro e o terceiro melhores tempos das eliminatórias dos 50m livre. Phelipe cravou o tempo de 23s89 e Andre fechou a distância em 24s36.

Outro favorito que se classificou com facilidade foi o multimedalhista Daniel Dias. O dono de 15 medalhas em Jogos Paralímpicos fechou a prova dos 50m costas, classe S5, em 37s41 e chegou à final com o segundo melhor tempo da bateria.

Na classe S13 (baixa visão), o representante do Brasil na final dos 50m livre será Carlos Farrenberg, o Carlão. O atleta chegará à disputa pela medalha com a moral em alta. Além de cravar o terceiro melhor tempo das eliminatórias, com 24s50, ainda quebrou o recorde das Américas na prova.

Na classe S11 (cego total), o Brasil terá representantes nas finais dos 100m livre tanto no masculino como no feminino. Matheus Rheine vai disputar a medalha com o segundo melhor tempo (1min00s55) entre os finalistas. A prova, aliás, é a mesma em que o atleta foi medalhista de bronze em 2013, no Mundial de Montreal. Entre as mulheres, Regiane Nunes será a atleta brasileira na final da prova. Com 1min15s71, a nadadora fez a sexta melhor marca entre as que vão lutar por medalha na tarde de hoje.

Na classe S6, Talisson Glock nadou muito bem os 400m livre. O catarinense completou a distância em 5min16s75 e será o finalista da prova com o terceiro melhor tempo. 

A oitava e última vaga em finais foi conquistada pela equipe de revezamento 4x50m livre misto 20 pontos. Ronystony Cordeiro, Susana Schnarndorf, Esthefany de Oliveria e Clodoaldo Silva fizeram o quinto melhor tempo das eliminatórias e colocaram o Brasil na disputa por medalhas da prova.

O Mundial Paralímpico de Natação conta com a participação de 571 atletas de 67 países. A delegação brasileira é formada por 23 nadadores. Na última edição da competição, em Montreal, em 2013, o Brasil ficou em sexto no quadro geral de medalhas, com 26 no total, sendo 11 de ouro, nove de prata e seis de bronze.

Últimas notícias