VELA

Tiago Monteiro e Marina da Fonte são campeões brasileiros de Optimist

Dobradinha do Cabanga Iate Clube na raia de Jurerê

Leonardo Vasconcelos
Cadastrado por
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 17/01/2016 às 20:50
Divulgação
Dobradinha do Cabanga Iate Clube na raia de Jurerê - FOTO: Divulgação
Leitura:

O vento soprou para Pernambuco e fez o Estado ter um resultado histórico neste domingo (17), nas raias de Jurerê, em Santa Catarina, onde foi disputado o 44º Campeonato Brasileiro de Optimist. Os velejadores Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, de 14 anos, e Marina da Fonte, 13, fizeram uma dobradinha e foram campeões no masculino e feminino, respectivamente. A vela pernambucana inflou de orgulho.

Tiago Monteiro terminou em doze regatas realizadas com 52 pontos perdidos (PPs). O segundo lugar ficou com Gabriel Kern, do Clube dos Jangadeiros, do Rio Grande do Sul, que somou 64 PPs. A terceira colocação geral ficou com Giovanne Pistorello, também do Clube dos Jangadeiros, com 80 PPs. “Eu já fui para dois mundiais e nos últimos anos sempre fiquei entre os cinco primeiros, mas o título não vinha. Agora chegou minha vez. Esse é meu último ano no Optimist e agora espero fazer uma boa seletiva para me classificar para mais um mundial”, disse o velejador.

O título de campeão geral veio coroar a evolução no seu desempenho ao longo dos anos. Em 2013, ficou na quinta colocação geral, no ano seguinte em terceiro lugar e ano passado em segundo. “Tiago é hoje o melhor velejador do Brasil. Não só pelo que ele vem velejando, mas pelos resultados obtidos nos últimos campeonatos. A caminhada para Pernambuco chegar e dizer que, hoje, tem o melhor velejador do Brasil foi muito longa. Até então, tivemos bons velejadores de Optimist, mas nenhum que a gente pudesse apontar como grande favorito ao título de um campeonato brasileiro dessa classe”, comemorou o coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior.

O grande resultado para a vela pernambucana foi completada com Marina da Fonte que também fez bonito. A velejadora conquistou o décimo título nacional feminino para Pernambuco e se tornou a quinta pernambucana a conseguir esse feito. Antes dela, já conquistaram o título as irmãs Andrea e Roberta da Rosa Borges (cinco títulos), Luciana Raposo (duas vezes) e Renata Gama (uma). “Eu velejo faz dois anos e ano passado fui campeã da Copa Brasil de Estreante. Estou muito feliz por em tão pouco tempo ter sido campeã brasileira”, afirmou Marina. A segunda colocação no feminino também foi do Cabanga com Marina Hutzler.

Edival destacou a importância dos títulos para Pernambuco. “Terminar o campeonato com dois campeões nacionais dá uma sensação muito boa, mostra que tudo foi bem feito. São muitas pessoas envolvidas e se dedicando para que isso acontecesse”, disse. O comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr., também comemorou. “O Cabanga parabeniza a todos, comissão técnica, pais e atletas pela maravilhosa conquista. Muito bom”, resumiu.

Últimas notícias