pentatlo moderno

Felipe Nascimento confirma classificação para os Jogos Olímpicos

Pernambucano é o atual líder do ranking nacional e melhor brasileiro na lista olímpica do pentatlo moderno

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 26/05/2016 às 13:24
Divulgação
Pernambucano é o atual líder do ranking nacional e melhor brasileiro na lista olímpica do pentatlo moderno - FOTO: Divulgação
Leitura:

O pernambucano Felipe Nascimento confirmou sua vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira. A classificação veio após o resultado final do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, em Moscou, na Rússia, onde Felipe ficou na 26ª colocação do Grupo C e 80º no geral - no total, 96 competidores participaram da eliminatória do torneio. Embora não tenha avançado à final, ele assegurou seu lugar no pentatlo moderno masculino das Olimpíadas.

Felipe será o primeiro pentatleta pernambucano que atuará em uma edição dos Jogos. Além disso, com 23 anos, ele é o brasileiro mais jovem que já se classificou para a competição. Antes dele, Yane Marques tinha sido a única representante local, com duas edições no currículo: Pequim-2008 e Londres-2012. Ela também era a atleta mais jovem que já havia representado o País, em Pequim-2008, quando tinha 24 anos.

O coordenador técnico da Confederação Brasileira, Michael Cunningham, é um dos principais responsáveis pela classificação de Felipe. Foi o dirigente que acompanhou de perto a evolução do pentatleta, conduzindo seus treinos e competições. "Aqui no Estado, Felipe faz parte da terceira geração de pentatletas e ele consegue manter uma boa continuidade técnica. Foi essa característica que confirmou a classificação. Agora, Pernambuco mostra a ascensão do pentatlo também no masculino", observou Cunningham.

Nesta quinta-feira, Felipe somou 1.069 pontos da etapa eliminatória. Na primeira prova do dia, a esgrima, ele conquistou 10 vitórias e finalizou no 28º lugar. Em seguida, na natação, fez os 200m em 2min06seg99 e ficou na 20ª colocação. No evento combinado (tiro e corrida), Felipe figurou em 21º. Embora o desempenho não tenha sido suficiente para ficar entre os primeiros colocados, o pernambucano conseguiu manter a vantagem que já tinha em relação aos demais brasileiros, seus concorrentes diretos à vaga olímpica.  

Na condição de país-sede dos Jogos, o Brasil tem direito a uma vaga para seu melhor pentatleta. Foi por conta desse critério que Felipe se classificou. Desde o ano passado, ele vem liderando o ranking nacional e, de quebra, vinha assegurando o posto de melhor brasileiro no ranking olímpico. Até ontem, ainda sem a atualização da União Internacional da modalidade, ele estava na 48ª colocação. 

 

Últimas notícias