paralímpicos

Pernambucanos disputam fase regional do Circuito Paralímpico no Recife

Para os pernambucanos, a competição sediada pelo Recife tem como foco principal o início da caminhada para o Campeonato Mundial, em julho

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 31/03/2017 às 8:10
CPB/Divulgação
Para os pernambucanos, a competição sediada pelo Recife tem como foco principal o início da caminhada para o Campeonato Mundial, em julho - FOTO: CPB/Divulgação
Leitura:

Recife receberá no final de semana 471 para-atletas para a disputa da 1ª etapa regional do Circuito de Atletismo e Natação de 2017. O evento será realizado no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, e abrirá o calendário da temporada para as modalidades paralímpicas. Dos 471 competidores, 299 estão inscritos no para-atletismo, enquanto 172 buscam um lugar no pódio da natação. Entre eles estão os pernambucanos Ana Cláudia Maria, Jenifer Martins, Jeohsah Santos e Sandro Varelo, que são favoritos ao título de suas respectivas provas.

Além de configurarem a força do paradesporto estadual, o quarteto estreia na competição de olho em um único objetivo: a classificação para o Campeonato Mundial, que será realizado entre os dias 14 a 23 de julho, em Londres. É certo que o Norte/Nordeste não garante vaga para a principal competição do ano, mas marca o início da trajetória que pode ter como destino final a Europa.

MUNDIAL

No Recife, os atletas vão brigar pela classificação para a etapa nacional do Circuito, entre os dias 1 e 4 de junho, em São Paulo. Para isso, eles precisam alcançar as marcas estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na ocasião, os resultados serão determinantes para a entidade selecionar a delegação que representará País em Londres.

“Por ser a primeira competição do ano, o Regional já quebra o clima de ter apenas treino na nossa rotina. Estou muito confiante para chegar mais uma vez ao Mundial”, comentou a veterana Jenifer, que disputará os 100m e o salto em distância pela classe T38. Ana Cláudia também é a grande favorita dessas provas na classe T42. “A expectativa está bastante favorável. Treinamos muito e agora é só esperar o dia da competição”, observou Ana, que além dos 100m e salto em distância, ela fará sua estreia no lançamento do dardo.

Entre os homens, Sandro também busca a vaga no Mundial. Ele participará de três provas no final de semana: lançamento do peso, do disco e do dardo. Nesta última, ele reúne as melhores expectativas para se classificar para a disputa de Londres. “Estou ansioso porque o Regional define muita coisa. Vai mostrar a evolução que busco desde o ano passado”, pontuou. Natural de Pesqueira, Jeohsah representa Pernambuco e é o grande favorito no salto em altura.

Últimas notícias