olímpicos

Thomas Bach vai 'acompanhar de perto' operação que investiga Rio-2016

Presidente do COI, Thomas Bach garantiu que a partir de agora acompanhá toda a investigação envolvendo o Rio-2016 de perto

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/09/2017 às 17:13
AFP
Presidente do COI, Thomas Bach, disse escolher nova data para os Jogos é um desafio - FOTO: AFP
Leitura:

Depois do início das investigações do “Unfair Play”, suposto esquema criminoso envolvendo o pagamento de propina para que o Rio de Janeiro fosse escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou, nesta sexta-feira, que acompanhará o caso de perto.

O representante chegou a Lima, no Peru, para reuniões sobre as Olimpíadas de 2024 e 2028, mas, inevitavelmente, foi questionado sobre o caso de corrupção deflagrado no Brasil. “Temos que ver, não há processo ainda. Existem investigações e vamos acompanhar isso de bem perto”, afirmou o alemão.

INVESTIGAÇÃO

Quando questionado se o COI fará suas próprias investigações sobre o caso, Bach foi cauteloso. “De novo, não há processo ainda, é muito cedo. Vamos acompanhar de perto”, ressaltou. O presidente ainda desviou de assunto na resposta. “Agora, estamos concentrados no futuro e vamos ver grandes apresentações de duas grandes cidades do mundo que concorrem aos Jogos Olímpicos”, finalizou.

Na última terça-feira, a Polícia Federal, junto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil, iniciaram uma força-tarefa para o “Unfair Play”, que faz parte da Lava Jato. A PF foi até a casa do atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, para cumprir mandado de busca. No mesmo dia, o ex-jogador de vôlei prestou depoimento.

As investigações acontecem há nove meses. Segundo a Polícia Federal, houve “entrega de dinheiro em espécie, como por meio da celebração de contratos de prestação de serviços fictícios e também por meio do pagamento de despesas pessoais”.

Últimas notícias