Prêmio Brasil Olímpico

Mayra Aguiar e Marcelo Melo são premiados como atletas do ano pelo COB

No total, 51 atletas foram premiados nesta 19ª edição do prêmio, cada um em sua modalidade olímpica

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 29/03/2018 às 10:23
Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB
No total, 51 atletas foram premiados nesta 19ª edição do prêmio, cada um em sua modalidade olímpica - FOTO: Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB
Leitura:

A judoca Mayra Aguiar e o tenista Marcelo Melo foram os grandes vencedores do Prêmio Brasil Olímpico, realizado nesta quarta-feira na Cidade das Artes, no Rio. O evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) consagrou ambos com o troféu de "Melhor Atleta do Ano". É a primeira vez de ambos como ganhadores do mais importante prêmio esportivo nacional.

No ano passado, Mayra Aguiar teve uma temporada espetacular e conquistou o título mundial nos tatames na categoria até 78kg, ao vencer a japonesa Mami Umeki na final em Budapeste. O bicampeonato mundial credenciou a judoca para a premiação, na qual ela superou Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Ana Sátila (canoagem slalom).

"Estou muito feliz em receber esse prêmio. Muita gente não sabe, mas 2017 começou conturbado, fiz minha quinta cirurgia, desta vez no ombro, mas o judô me ensinou a cair. Queria agradecer aos médicos e fisioterapeutas, que fizeram de tudo para me remendar e me colocar de volta no tatame. O ano acabou maravilhosamente bem, conquistei meu segundo título mundial. Vale a pena cair e levantar", afirmou Mayra.

Marcelo Melo, por sua vez, concorreu com Caio Bonfim, da marcha atlética, e a dupla do vôlei de praia Evandro e André. Ele foi coroado na premiação pela ótima temporada, que incluiu o título de duplas em Wimbledon e de três eventos Masters 1000, em Paris, Miami e Madri. Ele também lidera o ranking mundial nas duplas desde novembro de 2017.

"Aprendi a jogar tênis por causa dos meus país e queria agradecer à minha família. Eu fico feliz com o prêmio, ano passado foi especial, ganhei Wimbledon, que é o torneio mais sagrado do tênis. A gente tem muito orgulho de representar nosso País no esporte", disse o tenista, que chorou ao final do discurso.

Premiados

No total, 51 atletas foram premiados nesta 19ª edição do prêmio, cada um em sua modalidade olímpica, e a escolha dos melhores foi feita por um júri especializado, formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Já Lars Grael foi homenageado com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, dado para grandes nomes do esporte. Como velejador, ele conquistou o bronze nos Jogos de Seul, em 1988, e de Atlanta, em 1996.

Quem também fez sucesso no evento foi o técnico José Roberto Guimarães, da seleção feminina de vôlei e do Hinode Barueri. Ele ganhou pela quarta vez o troféu de "Melhor Técnico do Ano". Nas modalidades individuais, foram premiados dois profissionais que ajudaram a lapidar o talento de Mayra Aguiar: Mario Tsutsui, da Confederação Brasileira de Judô, e Antonio Carlos Pereira, o Kiko, da Sogipa. Caio Bonfim, do atletismo, ganhou também a votação popular de "Atleta da Torcida".

Últimas notícias