Náutica

Regata Vicente Pinzón-Vila Galé agita Litoral Sul no fim de semana

Ao todo, 20 embarcações da regata largarão do Porto de Suape com destino ao Marco Zero

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/05/2018 às 20:37
Foto: Divulgação/Cabanga Iate Clube
Ao todo, 20 embarcações da regata largarão do Porto de Suape com destino ao Marco Zero - FOTO: Foto: Divulgação/Cabanga Iate Clube
Leitura:

O fim de semana promete ser agitado e animado para os amantes das provas de velocidade náutica, no Litoral Sul de Pernambuco. É que acontecerá a tradicional Regata Vicente Pinzón-Vila Galé, que chega à sua 18ª edição. Neste domingo (6), as 20 embarcações da competição largarão às 9h30 no Porto de Suape com destino ao Marco Zero, no Recife. Quem cruzar o percurso de 25 milhas náuticas, ou 48 quilômetros, primeiro levará para casa o Troféu Fita Azul - dado ao barco mais veloz.

Antes da prova, no sábado (5), os velejadores participarão de uma confraternização, no Vila Galé Eco Resort do Cabo, com show de banda de jazz e um jantar especial, e haverá também uma competição de kitesurf com seis participantes.

Os participantes da regata

Nesta edição, os 20 barcos que garantiram presença na regata foram: Zen, Centauro, Sem Destino, Glasnost II, Lavienrose I, Avoador, Avatar, Resgate, Papangu, Glasnost III, Lampião, Nativo 2, Sossego, Yatch 1 – Skipper 21, Achilles, Intã, Toba, Paêbiru, Carcará II e Morning Breeze.

No ano passado, a embarcação Patoruzu, da classe Mocra Regata, foi a vencedora da Regata Vicente Pinzón-Vila Galé. O barco realizou percurso dos 48 quilômetros em 2h47min e faturou o Troféu Fita Azul pela segunda vez consecutiva.

Um pouco de história

Idealizada há 17 anos, a Regata Vicente Pinzón nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos.

Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil. ?

Últimas notícias