Refeno

Refeno cresce em relação a 2017

Regata já tem 59 embarcações inscritas, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano passado

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 31/08/2018 às 12:30
Fernando Castro/Jornal do Commercio
Regata já tem 59 embarcações inscritas, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano passado - FOTO: Fernando Castro/Jornal do Commercio
Leitura:

Disputada desde 1986, a Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) comemora neste ano sua 30º edição com bons números. Até o momento, 59 embarcações foram inscritas. Essa quantidade já é maior do que as últimas três edições da regata e representa 25% de crescimento em relação a 2017. Os barcos são de 12 estados do Brasil. Pernambuco (17), Rio de Janeiro (10) e São Paulo (10) se destacam com o maior número de embarcações inscritas. Além do Brasil, uma embarcação da África do Sul irá competir.

A competição tem início no dia 29 de setembro, com partida do Marco Zero, às 12h, com destino ao Mirante do Boldró, em Noronha. No total, são 295 milhas náuticas de percurso, ou 545 quilômetros entre céu e mar. Na tarde da última quinta-feira (30), no Cabanga Iate Clube, foram apresentadas as atrações para 2018.

Uma das novidades para a edição deste ano é a possibilidade de pessoas que não têm barco ou não sabem velejar, poderem participar. “Nós criamos no site uma aba chamada Barcos para Charter, ou seja, uma pessoa que tem interesse em participar, mas não tem barco ou não sabe velejar, tem a chance de se inscrever e poder participar da Regata. Isso cria uma oportunidade para pessoas que dificilmente iriam fazer essa travessia, poderem chegar em Fernando de Noronha de barco. É um misto de aventura e competição, isso tem um resultado muito bom”, comentou o Diretor de Vela Oceânica e da Refeno, Leonides Alves.

Além da 30º edição, a Refeno também comemora em 2018, 30 anos de criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 30 anos de anexação do Arquipélago de Noronha ao Estado de Pernambuco e 100 anos do Porto Organizado do Recife. Na edição de 2017, a embarcação do Rio Grande do Sul, Camiranga, conquistou o Troféu Fita Azul da Refeno pelo quarto ano consecutivo e é uma das favoritas para vencer a competição mais uma vez neste ano.

SOCIAL

Um dos itens do planejamento da Refeno são as ações de cidadania. Durante a Regata, são prestados aos moradores de Fernando de Noronha, serviços médicos e beneficentes. No ato da inscrição, os velejadores que são médicos, dentistas, advogados, nutricionistas ou psicólogos, têm a opção de participarem de ações voluntárias.

Últimas notícias