Regata

Dada a largada para 30ª Refeno

A expectativa é que os vencedores da Refeno comecem a chegar neste domingo no arquipélago

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/09/2018 às 9:31
Foto: Guga Matos/JC Imagem
A expectativa é que os vencedores da Refeno comecem a chegar neste domingo no arquipélago - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O dia tão aguardado pelos amantes da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha finalmente chegou. A partir das 12h de hoje, 61 embarcações partirão da capital pernambucana rumo ao arquipélago. O número representa um aumento de 25% dos inscritos em relação aos últimos anos de disputa da maior regata oceânica do Brasil e uma das mais tradicionais da América Latina. A largada da 30ª Refeno poderá ser vista de perto pelo público no Marco Zero do Recife.

Todos saem com o mesmo objetivo: conquistar o Troféu Fita Azul. No total, a Refeno - realizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco - contará com mais de 450 tripulantes em veleiros de 12 estados brasileiros, além de embarcações de dois países – Grã-Bretanha e Rússia.

Pernambuco é o estado com o maior número de participantes, com 16 barcos inscritos. São Paulo vem logo atrás, com 11, seguido por Bahia e Rio de Janeiro, cada um com 10. Completam a lista: Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Alagoas (2), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Santa Catarina (1), Grã-Bretanha (1) e Rússia (1). Entre as embarcações brasileiras, a presença da Família Schurmann, conhecida pelas famosas voltas ao redor do mundo em veleiros.

Os barcos estarão divididos em 12 classes: multicasco (Catamarã A, Catamarã B e Mocra) e monocasco (RGS A, RGS B, RGS C, RGS Geral, ORC, Aberta A, Aberta B, Bico-de-Proa e Aço). O percurso entre o Recife e o Arquipélago de Fernando de Noronha será de 292 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros entre céu e mar.

“São várias datas importantes para celebrar e a Refeno contempla tudo isso. Este ano será muito especial. A Regata Recife-Fernando de Noronha foi incluída no calendário oficial de eventos de Pernambuco e ainda tivemos um aumento de 25% no número de inscritos. É a força da maior regata oceânica da América Latina. Estamos realizando um evento completo que começou no último domingo, com a feijoada, e segue até a próxima quinta-feira, com a Sunset de Despedida, no Forte Nossa Senhora dos Remédios. Temos a certeza de que esta edição da Refeno será histórica”, comemorou o Comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia.

EMBARCAÇÕES

Além da grande quantidade de embarcações e competidores inscritos, a Refeno terá outros motivos para comemorar. A competição marcará também a celebração dos 30 anos de criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 30 anos da anexação do Arquipélago de Fernando de Noronha ao Estado de Pernambuco e os 100 anos do Porto Organizado do Recife.

Últimas notícias