Desafio

Joanna Maranhão reforça Secretaria Executiva de Esportes do Recife

Ex-nadadora comanda Gerência de Rendimento/Projetos Especiais

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/10/2018 às 12:42
Instagram/Reprodução
Ex-nadadora comanda Gerência de Rendimento/Projetos Especiais - FOTO: Instagram/Reprodução
Leitura:

Não demorou muito para a pernambucana Joanna Maranhão, de 31 anos, dar um direcionamento à vida profissional após anunciar aposentadoria da natação, em julho deste ano. Com a bagagem de ser a maior recordista da modalidade no País, ela agora integra a equipe da Secretaria Executiva de Esportes da Prefeitura do Recife, dentro da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Joanna assumiu o cargo de gerente de rendimento/projetos especiais. A recifense é a terceira ex-atleta olímpica do Estado a fazer parte da pasta.

Além da responsável pelo melhor resultado da natação brasileira em Olimpíadas - ficou em quinto lugar em Atenas-2004 - a  equipe conta ainda com Yane Marques e Cisiane Dutra. Yane é secretária executiva de Esportes e conquistou a primeira medalha do Brasil no pentatlo moderno em Jogos Olímpicos. Foi bronze em Londres-2012. Já Cisiane coordena atividades do projeto Recife Esportes de Rendimento no Parque da Macaxeira. Ao lado da conterrânea Erica Sena, ela representou o País nos 20km da marcha atlética nos Jogos do Rio-2016.

“Joanna é a terceira atleta olímpica a compor nossa equipe. Ela chega disposta a aprender e contribuir com secretaria. Um novo olhar de quem viu e viveu a realidade esportiva. O esporte do Recife ganha muito com a chegada dela”, destacou Yane.

A ex-nadadora usou as redes sociais para anunciar a nova função, destacando que a sua meta imediata é aprender, assim como fez quando criança com a natação. "E é com o mesmo empenho de quando ainda criança que embarco na missão de trabalhar por políticas públicas esportivas na cidade de Recife. Não há espaço pra zona de conforto, o momento é de aprender e agregar ao time da secretaria.  Como servidora pública, é meu papel estar junto ao time de projetos especiais dentro da Prefeitura e nos 20 núcleos do PELC, ouvindo alunos e professores acerca das melhorias que podem e devem ser realizadas", escreveu Joanna.

Ao aceitar o cargo, a ex-atleta teve de fazer um sacrifício na vida pessoal. Casada com o ex-judoca Luciano Correa, campeão mundial pelo Brasil, Joanna vai morar no Recife, enquanto o marido fica em Belo Horizonte (MG), onde eles residiam antes dela aceitar a proposta. Apesar da distância, Luciano demonstrou apoio incondicional à Joanna e se mostrou muito orgulhoso da esposa. 

"E é mais uma vez, por amor ao esporte, que ficaremos distantes fisicamente por um tempo. Os motivos eram nobres na época em que éramos atletas, aprendemos, erramos, amadurecemos enquanto casal. Agora o motivo é ainda mais forte, você tem o importante papel de trabalhar pelo esporte na sua cidade natal. E não consigo pensar em alguém melhor pra fazer parte do time que desempenha essa função", publicou Luciano em seu Instagram.
 

CARREIRA NA PISCINA

A nadadora começou sua carreira aos três anos de idade, no Clube Português do Recife. Ao todo, foram 8 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo três de prata e cinco de bronze. Com apenas 17 anos, a pernambucana conquistou o quinto lugar nos 400 metros medley, nas Olimpíadas de 2004, em Atenas na Grécia, a melhor colocação de uma nadadora brasileira até hoje. Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, Joanna bateu o recorde sul americano nos 200 metros medley e tornou-se também recordista brasileira nos 1500 metros nado livre, durante o Campeonato Paulista, no ano passado.

Últimas notícias