tênis

Djokovic perde final em Paris, mas assume topo do ranking

O russo Karen Khachanov quebrou sequência de Djokovic de 22 partidas sem perder. Apesar da derrota, sérvio assume liderança da ATP nesta segunda-feira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/11/2018 às 18:08
Reprodução/Twitter
O russo Karen Khachanov quebrou sequência de Djokovic de 22 partidas sem perder. Apesar da derrota, sérvio assume liderança da ATP nesta segunda-feira - FOTO: Reprodução/Twitter
Leitura:

Em uma semana de grandes vitórias, o russo Karen Khachanov selou a sua campanha no Masters 1000 de Paris com o título, o maior de sua carreira até agora. Na final de ontem, o tenista de 22 anos derrubou ninguém menos que o sérvio Novak Djokovic, em um consistente triunfo por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. Apesar da derrota na decisão, Djoko assumirá a liderança do ranking da ATP hoje, na atualização da lista.

Atual 18º do mundo, Khachanov só tinha três títulos no currículo até então – todos de nível ATP 250. Não tinha nem finais em ATPs 500 ou Masters 1000. Com o resultado, subirá para o 11º lugar do ranking e ainda se tornará o segundo reserva para o ATP Finals, que encerrará a temporada ao reunir os oito melhores do ano em Londres, entre os próximos dias 11 e 18.

JEJUM ENCERRADO

Ele ainda encerrou um jejum de troféus dos tenistas russos no circuito profissional. Khachanov se tornou o primeiro a vencer um Masters 1000 desde que Nikolay Davydenko foi campeão em Xangai, em 2009. No geral, é o terceiro tenista a vencer o seu primeiro título deste nível na temporada de 2018. Os outros são o argentino Juan Martín del Potro e o norte-americano John Isner
De quebra, Khachanov acabou com a série invicta de 22 jogos de Djokovic, que vinha de três troféus consecutivos: Masters 1000 de Cincinnati, US Open e Masters 1000 de Xangai. Apesar da derrota na final, o sérvio vai retomar a liderança do ranking na atualização de hoje, superando o espanhol Rafael Nadal. A posição estará em jogo no ATP Finals.

A final foi marcada por uma queda de rendimento do sérvio. Nos últimos dias, ele reclamou de uma gripe, mas não usou o mal-estar para justificar a derrota. Djokovic começou impondo forte ritmo e faturou a primeira quebra do jogo ao abrir 3/1 no placar. Na sequência, fez 0/30 no saque do rival. Mas, a partir daí, foi surpreendido pela reação do russo, que devolveu a quebra e ainda obteve outra na sequência para fechar o primeiro set.

No segundo, o sérvio perdeu intensidade em quadra e passou a cometer erros em sequência. E Khachanov soube aproveitar as suas oportunidades. Impôs a primeira e única quebra da parcial e manteve o forte ritmo. O tenista de Moscou manteve a consistência em seus games de serviço e sequer teve o fundamento ameaçado no set. E, na hora decisiva, fechou o set e o jogo com tranquilidade.

Últimas notícias