O Sport preparou um esquema especial para a sua primeira "maratona" na temporada 2017. Os rubro-negros vão enfrentar três partidas fora de casa num intervalo de apenas sete dias. Viagens que seriam feitas de ônibus agora serão de avião, os treinos serão mais curtos para não extenuar ainda mais os atletas no forte calor do Sertão e a alimentação será reforçada com proteínas e carboidratos.
A maratona tem início com a partida contra o Salgueiro, nesta quinta-feira (2/2), no Sertão pernambucano, pela segunda rodada do Estadual. No domingo, os rubro-negros visitam o Juazeirense, em Juazeiro da Bahia, pelo Grupo C da Copa do Nordeste. E, na quarta, fazem o primeiro confronto contra o CSA, em Maceió, pela Copa do Brasil.
"A intenção é de oferecer as melhores condições possíveis. Tentar diminuir ao máximo o tempo da viagem, trocando o ônibus pelo avião, e proporcionar um bom descanso com hóteis de qualidade", destacou Edmilson Santos, surpervisor do futebol e responsável por todas as logísticas das viagens rubro-negras. Medidas que realmente minimizam os efeitos do cansaço, como atesta o fisiologista Inaldo Freire. "Essas iniciativas são fundamentais para os jogadores chegarem mais inteiros nas partidas. Aliadas a elas, nós temos alimentação e suplementação especiais antes, durante e após os jogos. Além de todo o cuidado com a percepção de cansaço de cada atleta e o controle das variáveis metabólicas e bioquimicas, como a Enzima CK", exaltou Inaldo, lembrando também dos trabalhos de recuperação aplicados de forma integrada pela preparação física e fisioterapeutas do Clube.
ALIMENTAÇÃO
São as avaliações de Inaldo Freire que servem de sustentação para os tratamentos individualizados, e com a parte da nutrição não é diferente. Segundo a nutricionista Flávia Carvalho, o cardápio para as próximas viagens já está pronto e foi feito com base no desgaste e no clima das cidades. "Nossa estratégia foi pensando nesse desgaste. Há lanches em cada deslocamento, e a suplementação, que é diária e individual, prevendo esse tipo de situação. Mas o mais importante é a alimentação", afirmou.
A alimentação - assim como a suplementação - dos atletas rubro-negros será rica em proteínas e carboidratos. A proteína entra como um elemento para recuperar a estrutura, micro-lesões. Já o carboidrato, perdido em massa por atletas de alto rendimento, é fonte de energia. Devido ao clima quente, principalmente de Salgueiro e Juazeiro, haverá também um cuidado diferenciado com a hidratação.