ENTRA E SAI

Sport: dança das cadeiras de técnicos só não afetou Nelsinho e Eduardo

Nas últimas dez temporadas, 18 treinadores já passaram pelo Sport e só os Baptista passaram mais de um ano no cargo

Felipe Holanda
Cadastrado por
Felipe Holanda
Publicado em 26/05/2017 às 6:09
Fotos: JC Imagem
Nas últimas dez temporadas, 18 treinadores já passaram pelo Sport e só os Baptista passaram mais de um ano no cargo - FOTO: Fotos: JC Imagem
Leitura:

Prestes a ser anunciado pelo Sport, o técnico Vanderlei Luxemburgo vai ter outro desafio, além de fazer a equipe melhorar o rendimento: superar a “Dança das cadeiras” que o clube da Praça da Bandeira vem protagonizando nas últimas dez temporadas. De 2008 até maio deste ano, nenhum dos técnicos durou mais de 365 dias no comando do time, exceto pelos Baptista. Nelsinho ficou entre 2008 e 2009, enquanto Eduardo, seu filho, treinou o Leão entre 2014 e 2015.

Em números gerais, 18 treinadores já passaram pelo Sport nesse período (ver arte abaixo). Apenas dois deles, no entanto, conseguiram se consagrar, justamente os dois citados acima.

NELSINHO

Nelsinho Baptista viveu a melhor fase de sua carreira no time da Ilha do Retiro. Além dos estaduais em 2008 e 2009, foi campeão da Copa do Brasil de 2008 (vencendo o Corinthians na grande final) e caiu nas graças da torcida rubro-negra. Também foi eleito o maior treinador da história do clube em uma eleição feita apenas entre torcedores. Em maio de 2009, após eliminação na Copa Libertadores da América, deixou o Sport.

EDUARDO

Depois dele, o sucessor veio com o mesmo DNA. Seu filho, Eduardo Baptista, foi outro que se consagrou como técnico do Sport, logo em seu primeiro trabalho à beira do gramado. Em títulos, Eduardo faturou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano, ambos em 2014. Em setembro de 2015, por outro lado, o treinador rompeu o elo com o Leão e se transferiu para o Fluminense. 

Antes da chegada de Eduardo, o time da Ilha do Retiro trocava de treinador com muita frequência. Depois, voltou a fazê-lo. De lá para cá, o Sport já vai para o quinto técnico. Será o terceiro só nesta temporada.

jc-esp0526_TECNICOS-web

Em 2017, a estadia de Ney Franco no Sport foi a antítese do sucesso. Ney disputou 17 jogos pela equipe da Praça da Bandeira, com seis vitórias, quatro empates e sete derrotas e se despediu com um mediano aproveitamento de 54,9%. Enquanto isso, seu antecessor, Daniel Paulista, teve um desempenho de 70,4% na atual temporada.

Últimas notícias