Sport

Sport: carreira mostra fidelidade de Luxemburgo ao 4-4-2

Novo técnico do Leão praticamente utilizou o esquema em todos os clubes que treinou

Matheus Silva
Cadastrado por
Matheus Silva
Publicado em 29/05/2017 às 21:27
JC Imagem
Novo técnico do Leão praticamente utilizou o esquema em todos os clubes que treinou - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Vanderlei Luxemburgo sempre foi conhecido por ser um técnico estrategista e que nunca gostou de palpites sobre o seu trabalho. Armou times de acordo com o que aprendeu com aqueles que considera seus mestres no futebol, exemplo Mário Jorge Lobo Zagallo.

 O 'Velho Lobo' foi o primeiro técnico a montar um time no 4-4-2 com dois volantes, dois meias e dois atacantes. Estilo de jogo da Seleção Brasileira tricampeã mundial em 1970. Assim surgiu o 4-4-2 de Luxemburgo no Bragantino campeão paulista em 1990. Formação essa que o ajudou a eternizar duplas de volantes em vários clubes, como Mauro Silva e Ivair (Bragantino), Cesar Sampaio e Flávio Conceição (Palmeiras) e Rincón e Vampeta (Corinthians), times campeões e treinados por Luxemburgo.

Na parte ofensiva suas equipes também faziam bonito e jogavam um futebol agradável e para frente. Alguns quartetos ficaram marcados na história devido a sua eficiência e chuva de gols que marcaram nos campeonatos, tais como Zinho, Rivaldo, Edmundo e Evair (Palmeiras); Marcelinho Carioca, Ricardinho, Luizão e Edilson (Corinthians); Alex, Zinho, Deivid e Aristizábal (Cruzeiro).

Após anos de glória no futebol brasileiro o treinador foi parar no Real Madrid em 2005 e mesmo com um leque de opções formado por Zidane, Figo, Beckham, Ronaldo e Raúl, não mudou seu conceito de jogo, escalando sempre no ainda interessante 4-4-2. Era difícil ver Gravesen no mesmo setor que craques como Zidane e Figo, mas Luxa provava que era preciso ter o dinamarquês no meio para que a sua equipe jogasse um bom futebol sem ficar desguarnecida na defesa.

Mas, e na atualidade?

Se você acha que esses trabalhos não servem como parâmetro para o Sport, lembremos então de suas últimas equipes no futebol brasileiro - Flamengo e Cruzeiro (2015). O Rubro-Negro carioca normalmente era escalado com quatro homens no meio (Canteros, Márcio Araújo, Everton e Almir) e dois atacantes (Emerson e Cirino). A Raposa mineira de Luxa seguia os mesmos moldes do 4-4-2 dele (Willians, Henrique, Arrascaeta e Marcos Vinícius), um rápido (Willian ou Marinho) e outro mais centralizado (Leandro Damião normalmente) no ataque.

Nenhum dos dois trabalhos foram bem-sucedidos e colocaram em xeque o estilo de jogo do treinador. Afinal, está ultrapassado ou não? Hora de mudar? Perguntas que serão respondidas quando ele assumir o Sport.  Se a ideia é repetir o que fez nos outros clubes colocando em prática o seu 4-4-2 ele já tem até opções para cada função: Anselmo e Rithely como volantes, Diego Souza e Everton Felipe na armação, e Rogério, Osvaldo e André para o ataque.

Últimas notícias