novo comando

Trajetória de Vanderlei Luxemburgo reúne principais times do País

Vanderlei Luxemburgo iniciou carreira como treinador em 1983, no Campo Grande. De lá para cá, passou por quase 40 times, Real Madrid e seleção brasileira

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 29/05/2017 às 18:14
Acervo JC Imagem
Vanderlei Luxemburgo iniciou carreira como treinador em 1983, no Campo Grande. De lá para cá, passou por quase 40 times, Real Madrid e seleção brasileira - FOTO: Acervo JC Imagem
Leitura:

Vanderlei Luxemburgo foi anunciado como novo treinador do Sport no final da tarde desta segunda-feira. Com urgência para iniciar os trabalhos, a apresentação oficial do novo comandante será nesta terça-feira, logo depois do treino do elenco rubro-negro. Este será o primeiro trabalho de Luxa em um clube do Nordeste. Com 65 anos e há 37 atuando como treinador, ele iniciou sua carreira como técnico no Campo Grande, do Rio de Janeiro. De lá para cá, passou por grandes clubes do Brasil, pela Europa, China e até seleção brasileira.

JC-ESP0530_ARTE_LUXA-web

Confira a trajetória do treinador

Jogador - Vanderlei não teve uma carreira como jogador tão marcante como acontece como treinador. Ele foi revelado pelo Flamengo em 1971 como lateral-esquerdo. Depois disso, ainda passou pelo Botafogo e Internacional. 

Campo Grande - Em 1980, Luxemburgo começou a carreira como treinador. A princípio, ele foi auxiliar técnico para depois comandar a equipe. Passou a década reunindo experiências em clubes como Rio Branco-ES, Friburguense, Democrata-MG, América-RJ e Fluminense.   

Flamengo - Foi em 1991 que Luxemburgo voltou ao rubro-negro carioca, time que o revelou, como treinador. Com duas passagens curtas pelo Flamengo, Luxa conquistou seu primeiro título em um clube grande em 1995, com o Palmeiras. Foi campeão paulista. Em 1997 firmou acordo com o Corinthians e conquisto o Brasileiro.

Seleção brasileira - O título do Brasileiro chamou a atenção da CBF, que o convidou para comandar a seleção na Copa América de 1999. Luxemburgo conquistou o título da competição continental. Na Olimpíada de 2000, o Brasil foi eliminado por Camarões nas quartas de final, encerrando sua passagem pela seleção.

Cruzeiro - Na equipe mineira, Luxa foi campeão Estadual, da Copa do Brasil e do Brasileiro, em 2003. No ano seguinte, voltou ao Santos e, mais uma vez, levantou o troféu da Série A. Depois disso, foi chamado para comandar o Real Madrid, mas não teve uma temporada satisfatória. 

Atlético-MG - Em 2010, ele assumiu o comando do Atlético-MG. No mesmo ano, voltou ao Flamengo. Nos anos seguintes, ele reuniu passagens pelo Grêmio, Fluminense, Flamengo e Cruzeiro. Seu último clube foi o Tianjin Quanjian, da China. 

 

Últimas notícias