Saga de 87

Saga do Sport no título de 87 contada em livros

Livros, com abordagens diferentes, procuram tratar os episódios do campo e dos tribunais que marcaram a conquista do brasileiro pelo Sport

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 21/10/2017 às 16:18
Reprodução/Livros
Livros, com abordagens diferentes, procuram tratar os episódios do campo e dos tribunais que marcaram a conquista do brasileiro pelo Sport - FOTO: Reprodução/Livros
Leitura:

Os 30 anos da conquista do título brasileiro pelo Sport também serviram como gancho para outras produções que abordam todas as questões em volta do Campeonato Brasileiro de 1987. Um deles é o livro “1987 - De fato, de direito e de cabeça”, escrito pelos jornalistas Cássio Zirpoli, do Diario de Pernambuco, e André Gallindo, da TV Globo, que procura contar tanto a parte jurídica quanto a esportiva da competição. A obra traz curiosidades, documentos, entrevistas com personagens da época, reproduções de jornais e sentenças da Justiça.

"O livro é baseado completamente nas pesquisas que realizamos. Não só nos jornais pernambucanos, mas também em veículos do sul do País. E em entrevistas, que são mais de 50. E de todos os lados. Só do Flamengo, entrevistamos quatro ex-presidentes. Então é um trabalho documental sobre essa disputa", comentou o jornalista.

“A gente já está fazendo o livro há uns seis anos. Como trabalho no Diario e André trabalha na Globo, foi um começo um pouco lento, utilizando apenas o tempo livre para escrever. A gente começou a acelerar nesse ano porque ficou um gancho muito forte. São 30 anos do título e mais a decisão do STF em favor do título do Sport. Isso pesou para terminar o livro este ano”, justificou Cássio. O livro está previsto para ser lançado no dia 6 de novembro, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, data que ainda precisa ser confirmada.

História contada com o viés do torcedor do Sport

Uma outra publicação também está aproveitando a data para o seu lançamento. A obra “A saga da estrela dourada: a história do Brasileirão de 87” foi escrita pelo bacharel em Ciências Contábeis Maurílio Albuquerque Cunha, que se baseou nos momentos que viveu na época, junto com recortes de jornais, tabelas e documentos.

“Essa é uma matéria que sempre me instigou. Eu acompanhei o campeonato in loco e sempre me irritei com a maneira que a questão era tratada no Sudeste. Minha pretensão com o livro é desmistificar essa questão de que o Módulo Verde só tinha grandes times e, no Amarelo, só times de Série B”, disse Maurílio.

De acordo com o autor, sócio do Sport, a intenção é, com a liberação do clube, fazer o lançamento do livro na Ilha do Retiro.

Últimas notícias