CARNAVAL

Gigante do Samba busca inspiração no boi-bumbá

Campeã nos sete últimos Carnavais, escola vai em busca do 8º título

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/02/2015 às 8:06
Edmar Melo / JC Imagem
Campeã nos sete últimos Carnavais, escola vai em busca do 8º título - FOTO: Edmar Melo / JC Imagem
Leitura:

Vem do Maranhão e da Amazônia a inspiração para o enredo deste ano da Gigante do Samba, escola campeã nos últimos sete anos seguidos do Carnaval do Recife. Quem acompanhar o desfile na Avenida Dantas Barreto, no Centro da capital pernambucana, na madrugada da Terça-Feira Gorda (dia 17), vai se deparar com uma colorida mistura de tradições católicas, negras e indígenas. O tema da escola, que vai em busca do 8º título de campeã, é “Bumbás, festa da raça: salve Amazonas”.

“Em junho acontece a louvação dos bumba-meu-boi no Maranhão e em Parintins (AM). Pegamos elementos dessas duas festas para fazer nosso desfile”, explica o carnavalesco Hilário Silva. Os bois Caprichoso e Garantido estarão representados em um dos cinco carros alegóricos. Metade será azul (Caprichoso) e a outra metade vermelho (Garantido), com uma cabeça de boi de cada lado.

O Rio Amazonas será lembrado em um carro construído em formato de navio. Na frente dele, um dos participantes vestirá uma roupa que dará a impressão de que ele está flutuando. “Teremos também um carro com um gorila de quase cinco metros de altura, representando as lendas da floresta”, conta Hilário. O animal vai mexer os braços e a cabeça, num trabalho que vem sendo realizado pelo artista plástico Ângelo Cavalcanti.



Um dos destaques promete ser a ala das baianas, com 54 mulheres. Todas estarão de amarelo, cor de Oxum e também de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife e de Parintins. “Não poderia perder a oportunidade de homenagear a Virgem do Carmelo. Por isso, haverá um andor com uma mulher vestida de Nossa Senhora do Carmo”, diz Hilário. Já a bateria, formada por 160 músicos, vai remeter a Xangô e estará vestida como os participantes das marujadas do Maranhão.

Ao lado da quadra da Gigante do Samba, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, fica o barracão onde estão sendo construídos os carros alegóricos. É lá também que costureiras modelam as fantasias e os adereços dos cerca de dois mil participantes. “É um trabalho que começa em junho e só termina no Carnaval. Estamos com 90% do desfile pronto. Todos os dias são pelo menos 12 pessoas trabalhando sem parar, de manhã até as 22h ”, afirma o presidente da escola, Rivaldo Lacerda.

BAILE - Sexta-feira (9) haverá o Baile Verde e Branco (as cores da Gigante), na quadra da escola, sem cobrança de ingresso. “Convidamos todas as pessoas que gostam de samba a ir”, diz Rivaldo. Na quarta-feira da Semana Pré-Carnavalesca (dia 11) haverá um grande arrastão, saindo às 20h30 do Alto do Pascoal, comunidade onde a escola nasceu. Se algum folião quiser desfilar no Carnaval, é só comprar a fantasia (preços variam de R$ 60 a R$ 90). Para saber mais, basta ligar para os fones 8693-9009 e 9973-0184.

Últimas notícias