segurança

Olinda investe em monitoramento para garantir segurança nas prévias

Na manhã desta quarta-feira (25), a prefeitura lançou um equipamento com sete câmeras de videomonitoramento via transmissão de rádio

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 25/01/2017 às 13:00
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Na manhã desta quarta-feira (25), a prefeitura lançou um equipamento com sete câmeras de videomonitoramento via transmissão de rádio - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura de Olinda lançou, na manhã desta quarta-feira (25), uma Central de Monitoramento Móvel, que funciona em um micro ônibus e visa auxiliar no combate à violência na Cidade Alta durante as prévias e o período carnavalesco. As imagens divulgadas em redes sociais no último fim de semana assustaram moradores e turistas. O equipamento já está funcionando e no próximo domingo (29), já vai atuar na operação de segurança.

“Ficamos muito preocupados com as cenas que vimos no último fim de semana. Estamos trabalhando e nos preparando para receber quem vem brincar e também para quem vem com segundas intenções. Este tipo de pessoa não vai ter espaço”, afirma o prefeito da cidade, Professor Lupércio (SD). O ônibus possui sete câmeras de videomonitoramento via transmissão de rádio, sistema de gravação de imagens e três monitores. Durante as prévias, três agentes da Guarda Municipal de Olinda vão atuar dentro do veículo e derádioz do lado de fora, com o auxílio de duas viaturas e duas motocicletas.

O veículo havia sido adquirido na gestão anterior, em uma parceria da Prefeitura de Olinda com o Ministério da Justiça, com um custo de R$ 828 mil. Mas, por questões documentais e de emplacamento, o veículo ficou parado por quase dois anos. Ainda não é confirmado, mas é possível que a Central de Monitoramento Móvel, fique estacionada em frente ao Palácio dos Governadores, onde funciona a Prefeitura da Cidade, no bairro do Varadouro. Além disso, a Prefeitura de Olinda ainda vai remanejar cerca de 20 câmeras, que estão espalhadas pela cidade e registram a limpeza pública, para o Sítio Histórico. Estes dispositivos estarão integrados com o ônibus. O aumento de efetivo policial durante as prévias e o próprio carnaval também já foi solicitado junto a Polícia Militar do Estado.

A Central vai funcionar em conjunto com uma Plataforma de Observação Elevada (POE) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Segundo o Major João Barros, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle da SDS, a POE será instalada no Pátio do Carmo, em Olinda. Dois policiais devem fazer o monitoramento das imagens recebidas pelo equipamento da SDS. A plataforma vai funcionar como uma central das 16 câmeras da SDS que estão instaladas no Sítio Histórico da Cidade Alta e devem estar funcionando novamente até o início da Folia de Momo. “A POE é uma alternativa para reativar as câmeras já para o Carnaval e para as prévias. As principais câmeras, instaladas nos Quatro Cantos e na Prefeitura, por exemplo, já devem estar reativadas no próximo domingo”, afirma Major Barros.

REUNIÃO

Professor Lupércio (SD) e representantes da cúpula de segurança da cidade se reuniram na manhã de hoje (25) com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Conselho Tutelar e Poder Judiciário do Estado para montar e aprimorar as estratégias que vão garantir a segurança do folião que for até a cidade. “Vai ser uma discussão. Todos os órgãos estão preocupados em coibir cenas como as que vimos ultimamente. Além disso, estaremos fiscalizando os bares e ambulantes também”, completa o prefeito da cidade. Os resultados do encontro ainda não foram divulgados.

Últimas notícias