violência doméstica

Pesquisa aponta que 56% da população conhece uma mulher agredida

Levantamento foi feito com base em 1.501 entrevistas com maiores de 18 anos em 100 municípios das cinco regiões brasileiras

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 06/08/2013 às 9:57
Leitura:

Cerca de 65 milhões de brasileiros - ou 56% da população - conhecem uma mulher que já sofreu agressão de um parceiro. Os números são de pesquisa feita pelo Data Popular em parceria com o Instituto Patrícia Galvão com foco em violência doméstica. Segundo o estudo, essa realidade não varia de acordo com a classe social - porcentagem similar de pessoas nas classes A e B (63%), C (54%) e D e E (53%) afirmaram saber de ao menos um caso do tipo.

A pesquisa foi feita com base em 1.501 entrevistas com maiores de 18 anos em 100 municípios das cinco regiões brasileiras. Ela também traz informações que revelam o tamanho da preocupação do brasileiro em relação à violência contra as mulheres. No geral, os entrevistados afirmaram que a agressão contra mulheres é o terceiro crime visto como mais recorrente no Brasil, atrás apenas de assassinatos e roubos e na frente de tráfico de drogas e corrupção. 

“A violência doméstica esteve no imaginário como um comportamento do âmbito privado, onde ‘ninguém deveria meter a colher’. Agora percebemos uma preocupação de todos em denunciar e exigir a atuação responsável do Estado nesses casos”, disse Ingrid Leão, coordenadora do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher.

Outros dados reforçam essa percepção. Apenas 2% dos entrevistados, por exemplo, afirmaram nunca ter ouvido falar da Lei Maria da Penha, e 85% deles acreditam que a Justiça não pune os agressores de maneira adequada. “Isso é um grande avanço. Significa que o debate público em relação a esse assunto avançou”, avaliou Renato Meirelles, presidente do Data Popular.

Últimas notícias