PALEONTOLOGIA

Cientistas garantem descobrimento do maior dinossauro do Brasil

JC Online
JC Online
Publicado em 05/10/2016 às 15:53
Foto: Reprodução/Internet
O 'Austroposeidon magnificus', como foi chamado, teve vértebras do pescoço e da coluna encontradas - FOTO: Foto: Reprodução/Internet

O achado de um fóssil em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, pode significar uma das maiores descobertas arqueológicas do País. Segundo pesquisadores, um dinossauro com 25 metros de comprimento, descoberto em 1950, foi confirmado nesta quarta-feira (5) como o maior dinossauro do Brasil.

A descoberta foi anunciada no Museu de Ciências da Terra, na Urca, Zona Sul do Rio, e revela novas informações sobre as espécies que habitaram o território brasileiro, segundo o Portal G1.

O Austroposeidon magnificus, como foi chamado, teve vértebras do pescoço e da coluna encontradas no local onde uma estrada estava sendo aberta.

Com base nas características anatômicas, o animal pode ser classificado no grupo dos titanossauros, que eram dinossauros herbívoros com um corpo bem desenvolvido, pescoço e cauda longa e um crânio relativamente pequeno.

A espécie habitou o mundo principalmente durante o período cretáceo, nas áreas onde atualmente estão a América do Sul, a África, a Antártida e a Oceania.

A descoberta do fóssil aconteceu na década de 50, pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, que faleceu em 1980. O anúncio da descoberta só foi feito agora por causa do tempo necessário para estudar o material.

Estudo

No Brasil, antes da descoberta, o maior era o Maxakalisaurus topai, com mais de 13 metros de comprimento. O estudo é um esforço conjunto de pesquisadores do Museu de Ciências da Terra, do Museu Nacional/UFRJ, da Petrobras, e da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo foi financiado pela Faperj e pelo CNPq.