DISCUSSÃO

Jovem com câncer é acusada de apropriação por usar turbante e desabafa nas redes sociais

Thuane Cordeiro fez um post questionando o conceito após relatar que foi repreendida por mulheres negras no metrô por estar usando um turbante; caso acendeu debate

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/02/2017 às 16:02
Foto: Reprodução/Facebook
Thuane Cordeiro fez um post questionando o conceito após relatar que foi repreendida por mulheres negras no metrô por estar usando um turbante; caso acendeu debate - FOTO: Foto: Reprodução/Facebook
Leitura:

O relato de uma jovem paranaense em tratamento contra leucemia gerou discussões nas redes sociais sobre o conceito de apropriação cultural - adoção de elementos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Thauane Cordeiro, 19, que é branca e está careca devido a quimioterapia, foi criticada pelo uso de um turbante, peça vista como símbolo de luta do movimento negro e ícone de empoderamento. No Brasil, as escravas utilizavam o adereço nos cabelos; as africanas, para proteger a cabeça do sol. 

Ela conta que foi abordada por uma mulher negra em uma estação do metrô que a acusou de estar se apropriando da cultura negra e que, por isso, não poderia usar o acessório. A jovem afirma que utiliza o pano para disfarçar a queda de cabelo e narrou o episódio em um post no Facebook. A publicação, que teve cerca de 136 mil curtidas e quase 40 mil compartilhamentos, recebeu milhares de comentários divergentes sobre o assunto.

Ao final do post, Thauane criou a hashtag #VaiTerTodosDeTurbanteSim, que foi utilizada por outras mulheres em postagens com fotos utilizando turbantes. 

                                                          

Comentários

Enquantos alguns endossaram a ideia de que brancos não podem utilizar símbolos da cultura negra, outros apoiaram a atitude da jovem, criticando a polêmica.

Uma das opiniões mais compartilhadas foi a da filósofa e ativista negra Djamila Ribeiro.

                                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias