Pet inusitado

Homem criava tubarão dentro de casa

Antigo dono decidiu entregar voluntariamente o tubarão para um aquário após o animal crescer mais do que o esperado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/03/2017 às 22:07
Aquário de Ubatuba / Reprodução
Antigo dono decidiu entregar voluntariamente o tubarão para um aquário após o animal crescer mais do que o esperado - FOTO: Aquário de Ubatuba / Reprodução
Leitura:

O aquário de Ubatuba, município localizado no litoral norte de São Paulo, recebeu um chamado bastante curioso na última quarta-feira (22). Uma equipe de biólogos do aquário foi encaminhada para Ribeirão Preto e buscar um tubarão-lixa que estava sendo criado em uma residência na cidade. O animal é de uma espécie considerada em extinção.

De acordo com o antigo dono do animal, ele decidiu entregar o tubarão após ele crescer mais do que o esperado. Ele afirmou que ficou com o tubarão há cerca de três anos e meio, com cerca de 70 cm de comprimento. No momento em que foi entregue, o bicho já estava com um comprimento de 1,70 m. Uma das pessoas que participou do resgate, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, em entrevista ao G1, afirmou que o animal apresenta boas condições e que agora será observado por uma equipe de veterinários antes de ser encaminhado para um ambiente próprio para seus cuidados.

Donos que entregam voluntariamente animais silvestres não são penalizados

A lei brasileira afirma que a criação de animais silvestres em ambiente doméstico é crime passível de multa, variando entre R$ 5 mil, caso o animal esteja ameaçado de extinção, e R$ 500, caso o animal não esteja ameaçado. No entanto, a lei beneficia os donos que entregarem voluntariamente seus bichos, deixando de aplicar a penalidade. "A pessoa fica legalizada e o animal é encaminhado para um lugar onde haverá cuidado constante, com mais espaço. Esse tipo de esclarecimento é importante para que as pessoas saibam como agir", declarou o oceanógrafo.

Últimas notícias