Maus-tratos

Mulher era mantida em cárcere privado pela família há 16 anos

Vítima foi encarcerada após engravidar e teve o filho entregue a terceiros

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/03/2017 às 19:17
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Vítima foi encarcerada após engravidar e teve o filho entregue a terceiros - FOTO: Foto: Divulgação/Polícia Civil
Leitura:

Uma mulher de 36 anos foi resgatada após ser mantida em cárcere privado durante 16 anos, pelo próprio irmão. Maria Lúcia de Almeida Braga vivia em um quarto sem banheiro e o odor de fezes e urina tomava conta do espaço. Ela também não possuía roupas e era mantida despida, sendo alimentada apenas duas vezes ao dia: a primeira, às 10 horas, e a segunda, às 15 ou 16 horas. De acordo com a polícia, nas raras ocasiões que alguém abria o cadeado do cômodo para dar banho, Maria tentava fugir. Sem eletricidade ou som, a única fonte de luz era a janela, também fechada com um cadeado. No quarto existiam apenas uma rede e outro resto de rede que era usado como lençol.

O resgate aconteceu no dia 9 deste mês, na cidade de Uruburetama, no Ceará, mas foi divulgado apenas nesta quarta-feira, 29, um dia depois da prisão do autor do crime. A vítima foi mantida em cárcere privado após engravidar e o bebê que nasceu foi entregue a terceiros.

"O motivo é que ela seria mãe solteira e eles não aceitavam. Eles dizem que encarceraram ela para que não engravidasse novamente. A criança foi entregue a terceiros", declarou o delegado responsável pelo caso, Harley Filho. Ainda segundo ele, durante o período em que foi aprisionada, a mulher não conseguia se expressar, e tem se comunicado através da escrita. Sobre o filho que foi entregue a terceiros, a polícia conseguiu identificar o rapaz e a abordagem deve ser feita de forma progressiva, para evitar traumas.

De acordo com o delegado, antes do encarceramento, Maria vivia normalmente, mas após o fim de um relacionamento, apresentou problemas psicológicos, em seguida teve outro relacionamento e engravidou. Por isso, foi encarcerada e impedida de criar o próprio filho.

Prisão

O irmão de Maria e autor do crime, João Almeida Braga, 48, foi preso por cárcere privado e maus tratos. A pena para esses crimes vai até oito anos de reclusão. Os pais dos dois são idosos e debilitados, segundo a polícia,
e João era quem cuidava das finanças da família e permitia a situação.

Últimas notícias