TRAGÉDIA

Bebê de 1 ano é um dos mortos em naufrágio na Bahia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda tentou reanimá-lo por cerca de 2 horas

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 24/08/2017 às 14:05
Foto: XANDO PEREIRA/AGÊNCIA A TARDE/ESTADÃO CONTEÚDO
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda tentou reanimá-lo por cerca de 2 horas - FOTO: Foto: XANDO PEREIRA/AGÊNCIA A TARDE/ESTADÃO CONTEÚDO
Leitura:

Um bebê com apenas um ano de vida é uma das vítimas fatais do naufrágio que aconteceu em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos, nesta quinta-feira (24). Até o início da tarde, de acordo com informações oficiais, havia um saldo total de 23 óbitos. Segundo revisão, confirmada pela Capitania dos Portos, até às 17h, o número foi diminuído para 18. A lancha, que fazia a travessia entre a Ilha de Itaparica e Salvador, naufragou por volta das 7h, poucos instantes depois de sair do terminal.

De acordo com a secretaria de saúde de Salvador, não há informações sobre a família da criança nem das condições nas quais ela foi encontrada. A equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou reanimar o bebê por cerca de 2 horas, ainda assim ele não resistiu e veio a falecer ao chegar na capital.

A embarcação tinha capacidade para transportar 160 pessoas. No momento do acidente, segundo relatos, estavam cerca de 129.

Resgatados

Informações da secretaria Estadual de saúde dão conta de que 89 pessoas deram entrada em unidades hospitalares públicas da Bahia com vida. 70 pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar grande, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica; 15 pessoas foram lavadas para o Hospital Geral de Itaparica; 2 para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, e outras 2 para o Hospital Geral do Estado.

Cinquenta profissionais, 15 ambulâncias e uma lancha do Samu estão envolvidos na operação de resgate às vítimas do acidente que aconteceu na manhã de hoje.Para garantir a agilidade na assistência, médicos reguladores do Samu de Salvador realizam no momento visitas à UPA de Mar Grande e ao Hospital de Itaparica com objetivo de identificar os pacientes mais graves e coordenar a transferência dos mesmos para unidades hospitalares com suporte de alta complexidade na capital.

Do total, oito ambulâncias do serviço soteropolitano encontram-se na ilha para realização da transferência de pacientes com quadro traumático mais graves para capital.

Ainda conforme o relato dos passageiros, chovia no momento em que a embarcação fazia  a travessia. Em nota, o comando informou que serão instaurados dois inquéritos, um para apurar o que aconteceu e outro, administrativo, para investigar causas, circunstâncias e responsabilidades do "lamentável e doloroso acidente”. O naufrágio na Bahia acontece menos de dias dias depois de outro naufrágio deixar dezenas de mortos no Pará.

Últimas notícias