A pesquisa nacional realizada pelo instituto Datafolha aponta um dado alarmante: quatro em cada dez brasileiras já foram vítimas de abuso sexual. Ao todo, 42% das 1427 mulheres entrevistadas relataram já terem sido assediadas.
Os dados mostram ainda que um terço das mulheres (29%) relatou ter sido assediada na rua e um quinto (22%) no transporte público. Em seguida, os locais onde as mulheres mais sofreram agressões sexuais são no ambiente de trabalho (15%), escola ou faculdade (10%) e dentro de casa (6%).
A pesquisa mostrou que as mulheres que relataram os assédios são em sua maioria as mais escolarizadas e a que têm maior renda familiar, o que é um indicador de que o acesso à informação facilita a identificação dos casos. Outro dado informado é o de que quanto mais nova, maior a incidência dos relatos de abusos.
Leia Também
Cor da pele
As mulheres pretas e pardas são as que mais sofrem assédios com mais frequência. De acordo com a pesquisa, 45% dizem já terem sido vítimas, enquanto, entre as brancas, índice é de 40%.
Cidade
A pesquisa ainda apontou que a quantidade de assédios sexuais varia de acordo com o tamanho das cidades. Nos municípios com até 50 mil habitantes, 30% das mulheres relatam os abusos. Já nos locais com mais de 50 mil habitantes, a taxa sobe para 57%.
Crime
De acordo com o Código Penal, o crime de assédio sexual só é configurado quando há uma relação hierárquica entre as partes. A cantada na rua, por exemplo, é tida como contravenção penal, sujeita a multa.