Saúde

Pesquisa sobre sarampo na internet tem aumento de quase 1.300%

Ferramenta online ajuda na hora de tirar dúvidas e deixa médicos mais perto da população

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 21/08/2018 às 15:49
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Ferramenta online ajuda na hora de tirar dúvidas e deixa médicos mais perto da população - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/ABr
Leitura:

No mês de Agosto começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a Doctoralia, plataforma líder que conecta pacientes e médicos especialistas, tem como um dos principais serviços, a seção "Pergunte ao Especialista", que de forma gratuita e anônima, permite a qualquer pessoa entrar na plataforma e fazer perguntas sobre saúde que serão respondidas por médicos especialistas. Segundo pesquisa da Doctoralia, de janeiro a julho de 2018 a plataforma identificou aumento de 1.292% nas pesquisas para sanar dúvidas sobre a doença.

A ação de vacinação envolve todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. Esse cenário coloca também em questão a falta de conscientização da importância da vacinação no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de sarampo confirmados recentemente no Brasil passa de 800.

"Vimos um pico de dúvidas sobre sarampo tiradas na plataforma e, no mesmo período do ano anterior, o assunto não estava tão em evidência quanto esse ano. Esse dado mostra que as pessoas estão buscando mais informações pela internet e a ajuda de um especialista para tirar essas dúvidas é fundamental", comenta Carlos Lopes, Country Manager da Doctoralia no Brasil.

Sobre a plataforma

Segundo Marcio de Castro, infectologista membro da plataforma Doctoralia, o sarampo gera imunidade definitiva e as pessoas que forem infectadas ficam imunes para a doença. "A vacinação é importante para que essa doença seja praticamente extinta. A efetividade da vacina garante que mais de 95% das pessoas vacinadas fiquem imunes, o que facilita para que a doença seja controlada. Vale ressaltar que não há um tratamento específico para o sarampo, visto que ele é feito com base no alívio dos sintomas e tratamento das possíveis complicações", comenta Castro.

A Doctoralia conta com mais de 3 milhões de respostas oferecidas pelos médicos, mais de 67 mil centros médicos e 480 mil médicos especialistas disponíveis. Para fazer uma pergunta aos especialistas acesse: www doctoralia.com.br/pergunte-ao-especialista


Website: https://www.doctoralia.com br/pergunte-ao-especialista

Últimas notícias