QUINTA DA BOA VISTA

Incêndio atinge o Museu Nacional, no Rio de Janeiro

O prédio histórico de dois séculos foi residência da família real brasileira e tem um dos acervos mais importantes do País

JC Online e agências
Cadastrado por
JC Online e agências
Publicado em 02/09/2018 às 20:41
CARL DE SOUZA / AFP
FOTO: CARL DE SOUZA / AFP
Leitura:

Um incêndio de grandes proporções atinge, na noite deste domingo (2), o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. O prédio histórico de dois séculos foi residência da família real brasileira e tem um dos acervos mais importantes do País – mais de 20 milhões de peças. O diretor de Preservação do Museu Nacional disse que há um “dano irreparável” e que espera ''todo apoio do governo federal''.

Quatro vigilantes que estavam no local conseguiram escapar sem ferimentos. A assessoria de imprensa do Museu Nacional informou que não há, por enquanto, avaliação das perdas. Porém, já se sabe que a maior parte do acervo foi queimada.

CARL DE SOUZA / AFP
- CARL DE SOUZA / AFP
CARL DE SOUZA / AFP
- CARL DE SOUZA / AFP
CARL DE SOUZA / AFP
- CARL DE SOUZA / AFP
CARL DE SOUZA / AFP
- CARL DE SOUZA / AFP
CARL DE SOUZA / AFP
- CARL DE SOUZA / AFP
STR / AFP
- STR / AFP
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
- Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
- Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
- Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

 

O incêndio começou após o encerramento das visitações. Ainda não há informações sobre a causa das chamas. O prédio tem três andares. 

O Corpo de Bombeiros do Rio foi acionado às 19h30. Homens de sete quartéis trabalham no local, que fica dentro do parque nacional da Quinta da Boa Vista. Por segurança, há homens também da Polícia Militar e profissionais de saúde em ambulâncias.

Museu Bicentenário

Mais antiga instituição histórica do país, o Museu Nacional do Rio foi fundado por D.João VI, em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada por reunir pesquisas raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias. Veja fotos do museu antes do incêndio.

O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso de museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Clima triste no local

Pouco tempo depois do início do incêndio, dezenas de funcionários do museu começaram a chegar à Quinta da Boa Vista, onde fica o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Muitos choravam, enquanto outros observavam as labaredas tomando conta do prédio. O clima é de tristeza e descrença com o que ocorre no local. Em meio à fuligem e ao calor intenso, todos acompanhavam sem querer acreditar no que os olhos viam. Pesquisadores, estagiários, professores e estudantes.

Perda “incalculável”, diz Temer

Em nota, o presidente Michel Temer lembrou que foram “perdidos 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento". Temer classificou o episódio como perda “incalculável”.

“Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país. Foram perdidos duzentos anos de trabalho, pesquisa e conhecimento.”

Em seguida, a nota afirma que: “O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos os brasileiros”.

Acervo

No acervo, com cerca de 20 milhões de itens, há diversificação nas peças, pois reúne coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. Há, ainda, uma biblioteca com obras raras.

Maior tesouro do Museu Nacional

O maior tesouro do Museu Nacional é Luzia, o esqueleto mais antigo já encontrado nas Américas, com cerca de 12 mil anos de idade. Achado em Lagoa Santa, em Minas Gerais, em 1974, trata-se de uma mulher que morreu entre os 20 e os 25 anos de idade e foi uma das primeiras habitantes do Brasil.

Alexandre Macieira/ Riotur

Exposições permanentes e temporárias

Teresa Cristina: A Imperatriz Arqueóloga:
Mostra temporária que traz ao público pela primeira vez 90 peças da Coleção Teresa Cristina, nunca antes expostas. Os objetos são provenientes de escavações ou achados fortuitos em vários sítios arqueológicos da Itália, a maioria delas, no entanto, pode ser remontada às cidades de Herculano e Pompéia e seus arredores. Um amplo panorama das civilizações antigas.

Arte com Dinossauros:
Desde as primeiras descobertas da Paleontologia, os pesquisadores sempre quiseram saber como seria a aparência em vida dos animais e plantas encontrados fossilizados nas rochas. Com esse objetivo convidaram ilustradores e escultores que, com seus talentos, passaram a ajudar os paleontólogos a entender como era a possível aparência da vida em nosso planeta há milhões de anos. Assim foi criada a Arte Paleontológica ou Paleoarte. Mostra temporária.

Meteoritos – Da Gênese ao Apocalipse:
Exposição interativa com peças da coleção do Museu Nacional/UFRJ, entre elas o meteorito Santa Luzia, onde o visitante pode tocar e até mesmo sentar e, se quiser, tirar uma selfie. Mostra, ainda, fragmentos do que possivelmente já foi solo de Marte, da Lua ou até do interior de asteroides. Ensina a identificar um meteorito de um “mentiorito” (objetos confundidos com meteoritos), além de apresentar conteúdos multimídias.

Bendegó:
No hall de entrada está exposto o maior e mais pesado meteorito caído e encontrado em terras brasileiras, o Bendegó.

Conchas, Corais, borboletas:
A exposição compreende as antigas mostras de Invertebrados e Entomologia inauguradas em 1960 e que nunca tinham passado por uma modernização. São mais de 2 mil itens originais expostos em uma área de 350 m2, totalmente restaurada. Entre as novidades constam a réplica em tamanho natural de uma lula gigante, a reprodução ampliada de dois insetos microscópicos, e a instalação artística que apresenta o panapaná – voo sincronizado de um bando de borboletas.

Móveis da Monarquia:
Reúne, na Sala do Trono, móveis e objetos do acervo da Casa da Marquesa de Santos. Apresenta alguns itens que pertenceram às famílias real e imperial ou a pessoas ligadas à monarquia. São móveis, pinturas e porcelanas que guardam um pouco da história da vida da realeza e da nobreza brasileiras dos séculos XVIII e XIX. É possível que alguns desses móveis tenham pertencido ao palácio da Quinta da Boa Vista.

Kumbukumbu – África, Memória e Patrimônio:
Apresenta 185 objetos do acervo de 700 peças, do Museu, trazidas de diferentes partes do continente africano, entre 1810 e 1940, e acrescida de outros que pertenceram ou foram produzidos por africanos ou seus descendentes diretos no Brasil, entre 1880 e 1950. A nova exposição traz a público um pequeno tesouro escondido por muitos anos.

A (R)evolução das Plantas:
Apresenta ao público, pela primeira vez, os fósseis da Coleção de Paleobotânica do Museu Nacional/UFRJ. É uma viagem pela evolução das plantas e as mudanças climático-ambientais do planeta ao longo do tempo geológico.

Sala de Paleontologia:
Um grande painel sobre a origem da vida e os esqueletos das preguiças-gigantes e do tigre-dentes-de-sabre, da era do gelo.

A descoberta de um gigante:
A primeira réplica de um dinossauro de grande porte montada no Brasil: o Maxakalisaurus topai, um herbívoro de 9 toneladas e 13 metros de comprimento, que viveu há cerca de 80 milhões de anos na região do Triângulo Mineiro.

Dinossauros do Sertão:
Apresenta a evolução e a diversidade de espécies encontradas na região da Chapada do Araripe há mais de 110 milhões de anos, durante o período Cretáceo.

Um Tiranossauro no Museu:
Réplica do crânio deste carnívoro que viveu há 65 milhões de anos e que povoa a imaginação popular como o mais temido dos dinossauros.

Etnologia indígena brasileira:
Peças, em sua maioria, originárias do séc. XX que revelam aspectos do cotidiano de grupos indígenas brasileiros. O material exposto é bastante variado, composto por armas, objetos de cerâmica, cestarias e instrumentos musicais, vindos de diversas etnias.

Entre Dois Mundos: franceses de Paratitou e Tupinambá de Rouen:
Apresenta um acervo que reflete os primeiros contatos do “homem branco” com os nativos brasileiros no início do século XVI. São apresentadas cerâmicas indígenas que revelam as influências dos europeus no cotidiano das tribos.

Etnologia – culturas do pacífico:
Esta é uma das primeiras coleções de acervo estrangeiro do Museu e expõe a cultura dos habitantes das ilhas do Pacífico, bem como suas vestes e seus objetos de uso cotidiano.

Arqueologia brasileira:
Apresenta vasta quantidade de registro das culturas humanas que habitaram o nosso território. Um importante destaque é a reconstituição da provável face de Luzia, o esqueleto humano mais antigo das Américas já encontrado. Destaque também para os utensílios históricos de caça e pesca da cultura indígena brasileira.

Arqueologia pré-colombiana:
A mostra traz as origens das populações ameríndias, como os Incas e os Jivaros, e conta um pouco da história da ocupação das Américas. Entre os destaques estão tecidos pré-colombianos, instrumentos musicais, cerâmicas de formas diversas, além de uma múmia Aymara.

Arqueologia – culturas mediterrânea:
A coleção Greco-Romana do Museu Nacional/UFRJ destaca-se por ser um reflexo da cultura da antiguidade clássica. O seu acervo é fruto do interesse da imperatriz Tereza Cristina - considerada mãe da arqueologia brasileira - pelas culturas mediterrâneas. A mostra exibe várias estatuetas de terracota, cerâmicas dos séc. III e IV AC., lamparinas, objetos de bronze e ânforas para vinho, azeite e salmoura. Outro grande destaque da coleção são os Afrescos (painéis de pintura mural) de Pompéia.

Egito antigo:
A coleção egípcia é uma das mais antigas e importantes do gênero na América do Sul. Suas peças revelam a intensa espiritualidade e misticismo desta cultura milenar. A maior parte das peças foi arrematada por D. Pedro I em 1826. Posteriormente, o acervo foi enriquecido através de doações. Destaque para a múmia da dama Sha-Amun- Em-Su (século VIII A.C.), presente oferecido pelo Quediva do Egito ao Imperador D. Pedro II.

Nos passos da humanidade:
Uma aula sobre os caminhos do processo evolutivo humano que culmina com o surgimento de nossa espécie. Ela traz as últimas descobertas da ciência sobre o tema e exibe materiais originais e réplicas únicas de peças provenientes de vários museus do mundo. Exibe também um mapa que ilustra as rotas migratórias dos povos pré-históricos.

Salas Históricas:
Ao caminhar pelo Museu, o visitante encontrará também salas que mantiveram elementos artísticos e características arquitetônicas do período Imperial. No segundo piso, as salas do Trono e dos Embaixadores preservam pinturas ilusionistas datadas de 1856 e 1860. Na sala particular da Imperatriz Teresa Cristina (atual exposição Pré-Colombiana) chamam atenção douramentos sobre ornatos de madeira. Ao lado, no antigo gabinete de D. Pedro II, prospecções revelaram pinturas fitomorfas.

Educação

O Museu Nacional do Rio oferece cursos de extensão e pós-graduação em várias áreas de conhecimento. Para esta semana, era esperado um debate sobre a independência do país. No próximo mês, estava previsto o IV Simpósio Brasileiro de Paleontoinvertebrados no local.

Últimas notícias