No terceiro dia de inscrição para o Programa Mais Médicos, 84% das vagas disponíveis já foram ocupadas. Balanço divulgado na manhã desta sexta-feira, 23, pelo Ministério da Saúde mostra que 19.994 pessoas preencheram os dados para participar do programa.
Desse total, 13.341 apresentavam registro profissional válido. Nesse grupo, 7.154 já escolheram o local de trabalho. Um levantamento detalhado sobre os locais de atuação deve sair apenas no próximo domingo (25). A escolha da cidade de atuação é feita no ato da inscrição e reserva a vaga para o médico. No entanto, a garantia só é feita após a entrega dos documentos.
O site para inscrições, que por dois dias apresentou problemas devido à um possível ataque cibernético e alto número de acessos, está estável no momento. As inscrições para médicos com diploma válido no País vão até dia 7.
Vagas disponíveis
O edital publicado no Diário Oficial disponibiliza 8.517 vagas que foram deixadas em aberto após o anúncio do governo cubano da retirada dos seus médicos do programa no Brasil. A decisão veio após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que propôs mudanças no Mais Médicos. Alguns profissionais que atuavam no Brasil já retornaram à Cuba.