TRAGÉDIA

'Peço apenas que rezem', diz padre que estava na Catedral de Campinas

Em vídeo publicado em uma rede social após o ataque, o padre Amauri Thomazzi pediu orações para o atirador e para as vítimas

JC Online e agências
Cadastrado por
JC Online e agências
Publicado em 11/12/2018 às 15:51
Foto: Ari FERREIRA / AFP
FOTO: Foto: Ari FERREIRA / AFP
Leitura:

O padre Amauri Thomazzi, que terminava de celebrar uma missa no momento em que um homem começou a atirar contra fiéis na Catedral de Campinas, publicou um vídeo em seu perfil no Facebook, pedindo orações para as vítimas do ataque e também para o atirador, identificado como Euler Fernando Gandolpho, 49 anos.

Bastante abalado e ainda dentro da igreja, o religioso narrou o ataque, destacando que ninguém conseguiu fazer nada para deter o atirador.

"Eu rezei a missa de 12h15. No final, uma pessoa entrou atirando e fez algumas vítimas. Ninguém pôde fazer nada, ajudar de forma nenhuma. Não tem como entrar ou sair da catedral no momento. Peço apenas que rezem pela pessoa, ele se matou depois da situação. Foram mais de vinte tiros aqui dentro. Rezemos por ele e por aqueles que foram feridos, tem também algumas vítimas fatais. Peçamos a nossa senhora imaculada que interceda por nossa catedral e por essas pessoas e famílias", disse.

Veja o vídeo:

Tiros na Catedral de Campinas

Segundo a Polícia Militar, o incidente ocorreu às 13h25 (horário de Brasília). De acordo com relatos, um homem invadiu a igreja, atirou contra as pessoas e se matou. Quatro vítimas morreram. Ainda não se sabe a motivação do ataque. 

Em nota postada no Facebook, a Arquiodiocese de Campinas informou que a catedral permanecerá fechada para atendimento das vítimas e a investigação da polícia.

Foto: Ari FERREIRA / AFP
- Foto: Ari FERREIRA / AFP
Foto: Ari FERREIRA / AFP
- Foto: Ari FERREIRA / AFP
Foto: Ari FERREIRA / AFP
- Foto: Ari FERREIRA / AFP
Foto: Ari FERREIRA / AFP
- Foto: Ari FERREIRA / AFP

“Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor”, diz o texto.

Atendimento às vítimas

Assim que soube do tiroteio, a prefeitura mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Rede Mário Gatti, a Guarda Municipal e a Empresa de Desenvolvimento Municipal de Campinas (Emdec) para assistência às vítimas do ataque ocorrido na catedral. A prioridade no momento é dar total atenção aos feridos e à família das vítimas.

Quatro pessoas estão feridas – duas foram levadas para o Hospital Municipal Mário Gatti, uma para o Hospital de Clínicas da Unicamp e outra para o Hospital da Beneficência Portuguesa.

O prefeito Jonas Donizette disse que está "estarrecido" com o brutal crime e que dedica suas orações às vítimas e suas famílias. As informações são da Agência Brasil.

Atirador identificado

O atirador foi identificado como Euler Fernando Grandolpho. Segundo o delegado José Henrique Ventura, diretor do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 2 (Deinter 2), Grandolpho, de 49 anos, era de Valinhos, também no interior de São Paulo, e não tinha antecedentes criminais. "A profissão dele, ao que parece, era analista de sistemas", disse em entrevista coletiva na tarde desta terça. "Com a identificação, vamos investigar agora a motivação (do crime)." As informações são da Agência Estado.

Últimas notícias