Título

Revista Time anuncia Obama como personalidade do ano

Presidente americano é considerado o símbolo das mudanças culturais e demográficas vividas pelo país

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 19/12/2012 às 11:14
Foto: BILL PUGLIANO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Presidente americano é considerado o símbolo das mudanças culturais e demográficas vividas pelo país - FOTO: Foto: BILL PUGLIANO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

A revista Time anunciou nesta quarta-feira (19) o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, como a personalidade do ano de 2012, uma honra que o democrata recebe pela segunda vez.

A prestigiosa revista americana afirma que o país está em meio a imensas mudanças culturais e demográficas e que Obama é o símbolo e, de certo modo, a força condutora por trás da transformação.

"Por encontrar e forjar uma nova maioria, por converter a fragilidade em uma oportunidade e por buscar, em meio a uma grande diversidade, criar uma união mais perfeita, Obama é a personalidade do ano 2012 da Time", afirmou o editor da publicação, Rick Stengel, em um comunicado.

Stengel recordou que "Obama é o primeiro presidente democrata desde Franklin D. Roosevelt que obtém mais 50% dos votos em eleições consecutivas e o primeiro presidente desde 1940 a ganhar uma reeleição com taxa de desemprego superior 7,5%".

"Ele conseguiu uma coalizão vencedora e talvez também uma coalizão governante. Sua presidência marca o fim do realinhamento iniciado pelo (ex-presidente republicano Ronald) Reagan, que marcou a política americana por 30 anos", acrescentou.

Em 2011, a personalidade do ano da Time foi a figura do "manifestante", em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular no Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos na denominada "Primavera Árabe".

Últimas notícias