poluição

Manifestação em Nápoles contra derramamento de resíduos tóxicos pela máfia

Sob uma chuva torrencial, os manifestantes gritavam "Não à Camorra", a máfia napolitana responsável por esses despejos e exigiam que os solos e águas contaminadas fossem despoluídos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 21/11/2013 às 22:10
Leitura:

Milhares de pessoas -30.000 segundo a polícia, 100.000 segundo os organizadores - se manifestaram na tarde do último sábado (16) em Nápoles para protestar contra a contaminação do solo por causa de resíduos tóxicos despejados ilegalmente pela máfia, constatou um fotógrafo da AFP.

Sob uma chuva torrencial, os manifestantes gritavam "Não à Camorra", a máfia napolitana responsável por esses despejos e exigiam que os solos e águas contaminadas fossem despoluídos.

Alguns manifestantes levavam fotografias de familiares ou conhecidos que morreram de câncer e foi feito um minuto de silêncio em memória das crianças "que partiram muito cedo".

O padre Maurizio Patriciello, um dos primeiros a denunciar este caso, e o cantor italiano Nino d'Angelo lideravam a manifestação.

Os manifestantes denunciam a nocividade dos gases tóxicos resultantes da combustão de resíduos, o que levou os moradores a apelidar essa área, localizada entre Nápoles e Caserta, como "o triângulo da morte".

Vários políticos, entre eles o prefeito de Nápoles, Luigi di Magistris, participaram da manifestação, assim como associações de defesa do meio ambiente.

Segundo a associação Legambiente, em 22 anos, mais de 440 empresas, localizadas principalmente no norte do país, enterraram cerca de 10 milhões de toneladas de dejetos industriais nessa área.

Últimas notícias