Publicidade

Coca Cola retira publicidade de canais vinculados ao poder na Rússia

Canais são controladas pelo banco Rossiya, que está entre as empresas objetos de sanções dos países ocidentais

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/08/2014 às 6:48
Leitura:

A empresa americana Coca Cola retirou a publicidade de quatro canais de televisão russos, três vinculados a um banco objeto de sanções ocidentais e outro administrado pelo ministério da Defesa, informa o jornal Vedomosti.

As emissoras REN-TV, Piaty Kanal e Domachny integram uma holding controlada pelo banco Rossiya, que está entre as empresas objetos de sanções dos países ocidentais depois que a Rússia anexou a península da Crimeia, em março.

O canal Zvezda, que exibe programas patrióticos, pertence ao ministério russo da Defesa.

As sanções adotadas contra o banco Rossiya e contra seu presidente e principal acionista, Yuri Kovalchuk, proíbem as empresas americanas de fazer negócios com a empresa russa, considerada o banco pessoal de altos funcionários do Kremlin.

A Coca Cola negou motivação política e afirmou que a decisão foi provocada apenas por motivos econômicos.

"Decidimos nos concentrar nas emissoras federais chave e nas mais assistidas pelo público que procuramos", afirmou à AFP Anna Kozlovskaia, porta-voz na Rússia da empresa americana.

O jornal Vedomosti destaca que a Coca Cola é um dos maiores anunciantes na Rússia e conta com um orçamento anual de mais de 2,5 bilhões de rublos (51,7 milhões de euros).

Últimas notícias