Protesto

Passeata contra a xenofobia na África do Sul após onda de violência

Desde os primeiros dias de março, uma nova onda de ataques xenófobos em Durban (leste) e em Joanesburgo deixou pelo menos sete mortos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 23/04/2015 às 13:31
Foto: GIANLUIGI GUERCIA / AFP
Desde os primeiros dias de março, uma nova onda de ataques xenófobos em Durban (leste) e em Joanesburgo deixou pelo menos sete mortos - FOTO: Foto: GIANLUIGI GUERCIA / AFP
Leitura:

Milhares de pessoas participaram de uma passeata nesta quinta-feira no centro de Johannesburgo, capital da África do Sul, para protestar contra a violência xenófoba, após uma nova incursão noturna da polícia e do exército em um bairro da cidade.

A passeata reuniu entre 5.000 e 10.000 pessoas, segundo os observadores presentes.

No início da manifestação, o chefe do governo provincial de Gauteng (região de Joanesburgo e Pretória), David Makhura, declarou estar "muito feliz com a resposta da população".

"Além da violência, queremos mobilizar e educar a população, implementar estruturas (...) para tornar este país mais acolhedor", afirmou Makhura.

Desde os primeiros dias de março, uma nova onda de ataques xenófobos em Durban (leste) e em Joanesburgo deixou pelo menos sete mortos, lembrando os tristes levantes anti-estrangeiros de 2008, que deixaram 62 mortos.

A África do Sul, acusada de inação ante os ataques xenófobos ocorridos desde 2008, decidiu usar o exército para apoiar a polícia nas operações de manutenção da paz nos distritos afetados pela violência.

Na quarta-feira à noite, a polícia sul-africana, reforçada pelo exército, realizou uma demonstração de força no bairro de Alexandra, em Joanesburgo.

Nesse bairro, com uma reputação de perigoso e onde vivem 400 mil pessoas em pequenas casas de alvenaria ou barracos de madeira, um moçambicano que foi esfaqueado morreu no sábado.

De acordo com o Centro para as Migrações Africanas da Universidade de Witwatersrand (África do Sul), mais de 350 estrangeiros foram mortos no país desde 2008. A grande maioria destes crimes ficaram impunes.

Últimas notícias