MIGRAÇÕES

Operação da União Europeia contra tráfico humano começa nesta quarta

A União Europeia iniciou a operação em águas internacionais em setembro

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 07/10/2015 às 9:56
Foto: AFP
A União Europeia iniciou a operação em águas internacionais em setembro - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A operação militar para desmontar redes de tráfico de imigrantes começou nesta quarta-feira (7) com embarcações europeias patrulhando as águas internacionais no Mediterrâneo em busca de membros da chamada “máfia do mar”.

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, anunciou no mês passado que a Navfor Med, uma operação lançada para desmantelar as redes de tráfico, iria entrar na segunda fase.

A primeira fase, que essencialmente implicava a recolha e análise de informação sobre as redes de tráfico, funciona desde junho.

Seis navios estão já em águas internacionais ao largo da Líbia – o ponto de partida para muitos dos barcos com migrantes –, incluindo um porta-aviões italiano, uma fragata francesa, uma britânica e uma espanhola, além de dois navios alemães.

Pelo menos mais três embarcações das marinhas da Bélgica, do Reino Unido e da Eslovénia são esperadas no final do mês para completar a operação, que inclui também quatro aeronaves e 1.318 agentes.

A União Europeia deu luz verde à operação em águas internacionais em setembro, mas os navios não estão, por enquanto, autorizados a perseguir traficantes em águas líbias.

Últimas notícias