meio ambiente

Peixes do mar da China meridional estão em vias de extinção

Alguns deles, como a garoupa coral, tiveram um declínio de até 80% nos últimos oito anos, de acordo com a pesquisa

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/11/2015 às 16:30
Foto: ANTHONY WALLACE/AFP
Alguns deles, como a garoupa coral, tiveram um declínio de até 80% nos últimos oito anos, de acordo com a pesquisa - FOTO: Foto: ANTHONY WALLACE/AFP
Leitura:

Várias espécies de peixes estão em vias de extinção no mar da China meridional, devido à pesca excessiva provocada por um crescente apetite pelos produtos do mar - alertaram nesta terça-feira os especialistas. 

A falta de cooperação entre os países que reivindicam direitos neste mar e seus arrecifes também contribui para este fenômeno, informaram os especialistas em coletiva de imprensa em Hong Kong.

Segundo o estudo, algumas espécies estão em 5% do nível que era observado na década de 1950. 

Alguns deles, como a garoupa coral, tiveram um declínio de até 80% nos últimos oito anos, de acordo com a pesquisa. 

"O mar da China do sudeste está (...) ameaçado em várias partes. Devemos fazer algo", declarou Rashid Sumaila, diretor da unidade de pesquisa econômica sobre a pesca da Universidade de British Columbia.

A China reivindica a soberania da maior parte do mar da China meridional, por onde passam rotas marítimas estratégicas - algumas zonas são igualmente reivindicadas por Vietnã, Malásia, Filipinas e o sultanato de Brunei.

A ONG ambientalista WWF alertou em setembro passado que as populações de animais marinhos foram reduzidas pela metade desde os anos 1970, devido à sobrepesca, à contaminação e ao aquecimento global. 

Últimas notícias