PROCESSO

Bósnia-Herzegovina apresenta candidatura de adesão à União Europeia

"Será um ano cheio de desafios", admitiu o presidente em exercício da presidência da Bósnia, Dragan Covic, ao entregar o pedido de adesão à presidência holandesa da UE

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 15/02/2016 às 12:16
Foto: Alexander Klein/AFP
"Será um ano cheio de desafios", admitiu o presidente em exercício da presidência da Bósnia, Dragan Covic, ao entregar o pedido de adesão à presidência holandesa da UE - FOTO: Foto: Alexander Klein/AFP
Leitura:

A Bósnia-Herzegovina apresentou nesta segunda-feira (15) seu pedido de adesão à União Europeia (UE), mas os dirigentes do bloco enfatizaram que a integração ao bloco só se concretizará dentro de alguns anos.

"Será um ano cheio de desafios", admitiu o presidente em exercício da presidência da Bósnia, Dragan Covic, ao entregar o pedido de adesão à presidência holandesa da UE.

"Devemos melhor nossa economia e teremos eleições locais que serão a ocasião de demonstrar que podemos reformar nosso país", afirmou.

O país foi classificado em 2003 como "candidato potencial", mas jamais conseguiu obter oficialmente este estatuto devido às divisões políticas entre as comunidades sérvia, croata e muçulmana, que impedem qualquer reforma.

Para tentar relançar o processo, a UE adotou um novo enfoque em 2014, que consiste em deixar de lado as difíceis revisões constitucionais e se concentrar nas reformas para relançar a economia e criar empregos.

O desemprego é superior aos 40% neste país de 3,8 milhões de habitantes.

Últimas notícias