GRÉCIA

Zona do euro tem nova reunião para buscar acordo sobre a Grécia

A reunião com os 19 ministros da Eurozona acontece dois dias depois do Parlamento da Grécia aprovar uma nova série de cortes e aumentos de impostos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 24/05/2016 às 7:21
Foto: Reprodução
A reunião com os 19 ministros da Eurozona acontece dois dias depois do Parlamento da Grécia aprovar uma nova série de cortes e aumentos de impostos - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Os ministros das Finanças da zona do euro voltam a se reunir nesta terça-feira (24) em busca de um acordo que permita desbloquear uma importante parcela do programa de resgate da Grécia.

A reunião com os 19 ministros da Eurozona acontece dois dias depois do Parlamento da Grécia aprovar uma nova série de cortes e aumentos de impostos, assim como um mecanismo de correção automática do déficit, medidas exigidas pelos sócios de Atenas para aliviar a astronômica dívida pública do país.

A nova parcela aguardada pela Grécia, que ainda não teve o valor definido, pode chegar, segundo fontes europeias, a 11 bilhões de euros e é parte do terceiro programa de resgate, de € 86 bilhões, concedido ao país ano passado.

A Grécia precisa da nova parcela para cumprir vários pagamentos importantes, que vencem em julho, com o Banco Central Europeu (BCE) - quase 2,3 bilhões de euros - e o Fundo Monetário Internacional (FMI), por volta de € 440 milhões.

Atenas já acumularia contas não pagas de quase 7 bilhões de euros, segundo as fontes.

O resultado da reunião é incerto, pelas divergências entre os credores de Atenas, de um lado a zona do euro e do outro o FMI, sobre as capacidades da economia grega e o alívio da dívida pública.

O FMI considera que o atual nível da dívida, que chega a 180% do PIB, é insustentável.

Últimas notícias