EUA

Foguete da SpaceX pousa sobre plataforma no mar

O foguete foi lançado na escuridão da noite ao espaço a partir de Cabo Cañaveral

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/08/2016 às 9:20
Foto: SPACEX / AFP
O foguete foi lançado na escuridão da noite ao espaço a partir de Cabo Cañaveral - FOTO: Foto: SPACEX / AFP
Leitura:

A companhia americana SpaceX fez seu foguete Falcon 9 aterrissar de forma bem-sucedida em uma plataforma no mar neste domingo (14), depois do lançamento ao espaço de um satélite japonês de comunicações.

O lançamento e pouso realizados pela empresa com sede na Califórnia foi realizado no âmbito de seus esforços para reutilizar partes do caro foguete, em vez de deixá-lo cair no oceano.

O foguete foi lançado na escuridão da noite ao espaço a partir de Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos), à 01h26 locais (02h26 de Brasília).

O pouso sobre uma plataforma batizada de "Of Course I Still Love You" ("É claro que ainda te amo") era especialmente desafiador, já que o satélite JCSAT-16 precisava ser levado a uma órbita geoestacionária de transferência, que é altamente elíptica.

"A primeira etapa (do foguete) estará sujeita a velocidades e a um calor de reingresso extremos, tornando muito desafiador um pouso bem-sucedido", havia advertido antes da missão a empresa Space Exploration Technologies Corporation, conhecida como SpaceX.

Os membros do centro de controle da missão da SpaceX aplaudiram muito quando viram em um vídeo ao vivo a aterrissagem bem-sucedida da primeira etapa do foguete.

O satélite de comunicações ajudará a fornecer serviços mais estáveis para a distribuição de vídeos e transferência de dados em Ásia, Rússia, Oceania, Oriente Médio e América do Norte.

Últimas notícias